Assembleia Especial

Mensagem final do Sínodo para Oriente Médio será apresentada amanhã

A mensagem conclusiva da Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos será divulgada neste sábado, 23, às 12h45min (em Roma – 7h45min no horário de Brasília). O texto será apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé durante uma coletiva de imprensa.

O relator-geral será o Patriarca de Alexandria dos Coptas (Egito), Sua Beatitude Antonios Naguib; o secretário-especial será o Arcebispo de Chipre dos Maronitas (Chipre), Dom Joseph Soueif e o presidente da Comissão para a Mensagem será o Arcebispo de Newton dos Greco-Melquitas (Estados Unidos da América), Dom Cyrille Salim Bustros, S.M.S.P.

Acesse
.: Síntese do Instrumentum laboris da Assembleia Especial

.: Palavras do Papa na 1ª Congregação do Sínodo para Oriente Médio
.: Homilia do Papa na Missa de abertura da Assembleia Especial

Na manhã desta sexta-feira, 22, não houve Congregação Geral. A Comissão para a Mensagem estudou as Emendas coletivas às propostas dos padres sinodais. À tarde, durante a 13ª Congregação, na presença do Santo Padre, está prevista a apresentação e votação da Mensagem.

No sábado, 23, durante a 14ª e última Congregação Geral, será apresentada a lista final das propostas. Posteriormente, acontecerá a votação com a fórmula placet-non placet. Às 13h (em Roma – 9h no horário de Brasília), os participantes da Assembleia sinodal almoçarão com o Papa no átrio da Saça Paulo VI, no Vaticano.

Um esboço da mensagem final do Sínodo foi apresentado aos participantes da Assembleia Especial na manhã do último sábado, 16, no Vaticano. O documento provisório indicava o apelo em favor da paz e o convite ao diálogo inter-religioso como as linhas-mestras.

Bento XVI participou de todas as Congregações Gerais, que são reuniões dos integrantes do Sínodo para refletir sobre o tema da Assembleia Especial: "A Igreja Católica no oriente Médio: comunhão e testemunho. 'A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma' (At 4,32)".

A Assembleia

O encontro tem um duplo objetivo: "reavivar a comunhão entre as veneradas Igrejas Orientais Católicas sui iuris para que possam oferecer um testemunho de vida cristã autêntica, jubilosa e atrativa e reforçar a identidade cristã através da Palavra de Deus e a celebração dos Sacramentos", explicou o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Arcebispo Nikola Eterovic, durante uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, na manhã do dia 8.

Participam do encontro representantes das seis Igrejas Orientais Católicas sui iuris: a Igreja Copta, a Síria, a Greco-Melquita, a Maronita, a Caldeia e a Armênia. No total, participam 185 padres sinodais, bem como delegados fraternos representantes de 14 Igrejas e comunidades eclesiais historicamente bem enraizadas no Oriente Médio. Também tomaram parte nas sessões um rabino e dois representantes do Islã.

Essa é a Assembleia sinodal mais breve realizada até hoje, com a duração de apenas 14 dias, entre 10 e 24 de outubro. Isso acontece devido ao "número relativamente reduzido dos participantes que, nas Assembleias Gerais Ordinárias, chega a 250 Padres sinodais, bem como, devido à situação tão complexa nos países do Oriente Médio, não se quis deixar por muito tempo os pastores distantes de seus rebanhos", complementou o secretário-geral do Sínodo naquela mesma coletiva.

O árabe, o francês, o inglês e o italiano são as línguas oficiais.

A população católica no Oriente Médio está estimada em torno de 5.707.000 pessoas, o equivalente a 1,6% da população total, de 356.174.000. Já o número de cristãos de todas as denominações alcança os 20 milhões, o que significa 5,62% da população.

Leia mais
.: Papa presidirá Missa de conclusão do Sínodo para Oriente Médio
.: Papa destaca Virgem Maria na primeira meditação do Sínodo
.: Papa preside Missa de abertura do Sínodo para o Oriente Médio
.: Membros da Assembleia Especial para Oriente Médio são nomeados

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo