Pandemia

Maioria da população mundial ainda está suscetível à COVID-19, diz OMS

Declaração do chefe da OMS foi dada na 73ª Assembléia Mundial da Saúde

Da redação, com Reuters

A maioria da população mundial permanece suscetível à COVID-19 e há um longo caminho a percorrer, pois o risco permanece alto, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira, 18.

“Este é um inimigo perigoso, com uma perigosa combinação de características: esse vírus é eficiente, rápido e fatal”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na abertura da 73ª Assembléia Mundial da Saúde.

Mesmo nas regiões mais afetadas, a proporção da população com os anticorpos indicadores não é superior a 20% e, na maioria dos lugares, inferior a 10%, disse Tedros.

“Em outras palavras, a maioria da população mundial permanece suscetível a esse vírus”, disse ele. “O risco continua alto e temos um longo caminho a percorrer”.

Seus impactos na saúde se estendem muito além das doenças e mortes causadas pelo vírus, disse Tedros, acrescentando que também é mais do que uma crise de saúde, já que a economia global está em busca de sua maior contração desde a Grande Depressão.

“Todos os países enfrentaram desafios ao lidar com esse vírus, ricos e pobres, grandes e pequenos”, disse ele.

Tedros disse que a OMS deu o alarme cedo, observando que, quando a organização sediada em Genebra declarou uma emergência de saúde global em 30 de janeiro, havia menos de 100 casos e nenhuma morte fora da China.

“Todos temos lições a aprender com a pandemia”, disse ele. “Todo país e toda organização devem examinar sua resposta e aprender com sua experiência.”

Tedros disse que iniciará uma avaliação independente o mais cedo possível para revisar a experiência adquirida e as lições aprendidas e fazer recomendações para melhorar a preparação e resposta nacional e global à pandemia. 

“O mundo não precisa de outro plano, outro sistema, outro mecanismo, outro comitê ou outra organização”, afirmou. “Ele precisa fortalecer, implementar e financiar os sistemas e organizações que possui, incluindo a OMS”.

Citando o exemplo de nações que se uniram sob a bandeira da OMS há 40 anos para livrar o mundo da varíola, Tedros proclamou que “quando a solidariedade triunfa sobre a ideologia, tudo é possível”, pois o COVID-19 testou, fortaleceu e estreitou os laços de comunhão entre nações.

A 73ª Assembléia Mundial da Saúde iniciou, na segunda-feira, uma discussão on-line de dois dias sem precedentes, focada na resposta futura à pandemia do COVID-19.

“Agora, mais do que nunca, precisamos de um mundo mais saudável. Agora, mais do que nunca, precisamos de um mundo mais seguro. Agora, mais do que nunca, precisamos de um mundo mais justo. Saudável, seguro e justo. E agora, mais do que nunca, precisamos de um mundo mais forte. Não há outro caminho a seguir, senão juntos”, salientou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo