Pandemia

Celam manifesta preocupação diante da realidade dos povos da Amazônia

No documento, intitulado “Em tempos de pandemia, apoiamos o povo da Pan-Amazônia”, o Celam pediu aos governos da região estratégias para diminuir o grave impacto sobre os habitantes do território

Da Redação, com Celam e Agências

A presidência do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribe, Celam, publicou uma nota para expressar a preocupação ante a grave situação que enfrentam os povos da Amazônia com a expansão do COVID-19. O documento apoia a campanha “A Amazônia precisa de você”,  iniciativa lançada pelas Pontifícias Obras Missionárias, (POM), e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).

Foram registrados quase 70 mil casos da Covid-19 em toda Amazônia / Foto: Celam

No documento, intitulado “Em tempos de pandemia, apoiamos o povo da Pan-Amazônia”, assinado nesta segunda-feira, 18, o Celam pediu aos governos da região estratégias para diminuir o grave impacto sobre os habitantes do território e para quem se cumpra os requisitos internacionais, os acordos e convenções para garantir os direitos humanos das populações mais vulneráveis e uma atenção especial aos povos nativos.

Os bispos da América Latina e Caribe estão preocupados, pois, em 16 de maio, foram registrados quase 70 mil casos da Covid-19 e mais de 4 mil mortes em toda a Amazônia. A situação na região tornou-se ainda mais difícil devido à falta de infraestruturas de saúde, pobreza e vulnerabilidade, principalmente dos povos indígenas.

Leia também:
.: Campanha solidária vai ajudar população amazônica que sofre com a Covid-19

“Equipar clínicas e hospitais com suprimentos e meios suficientes para cuidar dos pacientes mais graves é uma questão urgente que não pode esperar”, ressalta o Celam.

O documento também se dirigem aos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e aos agentes pastorais para encorajá-los nesses dias difíceis. “Reconhecemos a coragem com a qual vocês continuam próximos e acompanham o seu povo com gestos concretos de caridade e também levantando sua voz em defesa das pessoas que pedem ajuda e atenção. O acompanhamento e a resposta organizada da REPAM é um fator que traz esperança nestes tempos críticos”, lê-se ainda na mensagem.

O Celam pede à Comunidade internacional para que direcione o seu olhar e sua ajuda a essas comunidades que habitam a região da Pan-Amazônia a fim de que possam resistir e superar a pandemia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo