Repercussão

Liga Árabe expressa satisfação por acordo Santa Sé-Palestina

Acordo global entre Santa Sé e Estado da Palestina foi anunciado pelo Vaticano no último dia 13 de maio; Liga Árabe está satisfeita com o reconhecimento vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Liga Árabe expressou sua satisfação com o reconhecimento dado pela Santa Sé ao Estado da Palestina. A declaração, emitida pelo secretário-geral da Liga, Nabil Elaraby, foi divulgada nesta segunda-feira, 18, pela organização que tem sede no Cairo.

No último dia 13 de maio, o Vaticano anunciou a conclusão dos trabalhos referentes à negociação entre ambos os países para o acordo global sobre a presença da Igreja Católica no território palestino.

Padre Roger Araújo comenta a iniciativa; assista:

Para Elaraby, esse foi um passo significativo para favorecer os direitos do povo palestino, a começar pelo direito de ter um Estado independente. Ele também disse ter a esperança de que outros Estados e Governos possam, em breve, seguir o exemplo do Vaticano e reconhecer o Estado da Palestina.

O Vaticano tem utilizado o termo “Estado da Palestina” para se referir à Palestina desde novembro de 2002, após o país ter recebido voto favorável como “Estado Observador-não membro” da ONU.

Após essa votação, o presidente palestino, Mahmoud Abbas, esteve no Vaticano duas vezes, sendo que em ambas foi oficialmente tratado como “presidente do Estado da Palestina”. Em junho de 2014, para um encontro de oração proposto pelo Papa Francisco, momento que também contou com a presença do então presidente de Israel, Shimon Peres.

A outra visita foi no último sábado, 16, quando ele esteve com o Papa Francisco na véspera da canonização de duas beatas palestinas: Irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas (1843-1927), de Jerusalém, e irmã Maria de Jesus Crucificado Baouardy (1846-1878), da cidade de Ibillin, na Galileia.

Leia também
.: Canonização de beatas palestinas traz esperança, diz padre
.: Francisco canoniza quatro novas santas para a Igreja

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo