Transparência financeira

Santa Sé e Itália fecham acordo em matéria fiscal

Acordo busca promover transparência financeira e cooperação administrativa nas relações bilaterais

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Santa Sé e a República da Itália assinaram, nesta quarta-feira, 1º, um acordo em matéria fiscal que visa à promoção da transparência financeira e a cooperação administrativa nas relações bilaterais. Segundo nota emitida pelo Vaticano, esse foi um passo significativo rumo ao objetivo de transparência máxima no campo das relações financeiras.

O documento, que reforça a posição do Vaticano na luta contra a evasão fiscal, foi assinado pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, e pelo Ministro italiano da Economia, Pier Carlo Padoan.

“O acordo comporta uma simplificação no pagamento de impostos sobre as rendas geradas pelas atividades financeiras no Vaticano. Deste modo, será possível, de um lado, facilitar as atividades de recolhimento dos tributos pelas autoridades fiscais italianas, e de outro, oferecer um serviço importante às pessoas física e jurídica, residentes na Itália, que, por motivos de natureza eclesial, mantêm atividades financeiras no território vaticano”, disse Dom Gallagher.

Segundo o vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, “a Santa Sé deu mais um passo significativo rumo à transparência financeira, estipulando com a República Italiana, pela primeira vez, um acordo internacional de colaboração em matéria fiscal”.

“As reformas introduzidas a partir de 2010 e a criação na Santa Sé de instituições com competências específicas em matéria econômica e financeira, permitem hoje a plena cooperação administrativa, também com fins fiscais”, refere uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo