Reunião teve como objetivo levantar os principais temas sobre o Líbano a serem apresentados ao Pontífice, no próximo dia 1º
Da redação, com Fides
Os Patriarcas e Bispos das Igrejas presentes no Líbano reuniram-se no início da tarde desta terça-feira, 8, em Bkerké, na sede do Patriarcado Maronita. A reunião teve como objetivo discutir as questões a serem apresentadas no encontro com o Papa Francisco no dia 1º de julho, em Roma.
A reunião sobre a situação preocupante no país aconteceu a convite do Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Béchara Boutros Raï, e contou com a presença do Patriarca Católico Sírio Ignace Youssif III Younan, os Catholicos da Cilícia dos Arménios Apostólicos Aram Eu, o Patriarca Católico Grego Melquita Youssef Absi e o Patriarca Ortodoxo Grego de Antioquia Yohanna X Yazigi.
Pelos relatórios resumidos publicados pelo Patriarcado Maronita nas redes sociais, os participantes reafirmaram a necessidade urgente de formar um novo governo e superar a paralisia institucional a fim de lidar com os efeitos devastadores da crise econômica e social e incapaz fazer frente ao cotidiano de grande parte da população.
Leia também
.: Após explosão na capital, países prestam solidariedade ao Líbano
.: Caritas lança plano de emergência por vítimas de explosão no Líbano
Encontro com o Papa
Ao final do encontro, os presentes oraram pela paz no Líbano e no Oriente Médio e pelo fim da pandemia de covid-19.
O encontro convocado pelo Papa Francisco no Vaticano com os altos representantes das comunidades cristãs libanesas também atraiu a atenção de analistas e comentaristas no Líbano que comentam sobre a próxima cúpula na mídia libanesa. Desde o primeiro anúncio do encontro no Vaticano, os observadores locais se preocupam em saber se o encontro desejado pelo Bispo de Roma será uma oportunidade para reflexões gerais sobre a situação atual, o estado do país em geral e as comunidades cristãs libanesas ou se a atenção da cúpula se concentrará apenas em alguns pontos.