Kim Jong Un declarou que país agora investirá em seu crescimento econômico e na paz
Da redação, com Reuters
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, disse que suspenderá imediatamente testes nucleares e de mísseis e acabar com um local de testes em busca de perseguir o crescimento econômico e a paz na península coreana. A declaração foi feita neste sábado, 21, à mídia estatal norte-coreana (horário local).
Kim Jong Un disse ainda que a Coreia do Norte não precisa mais conduzir testes nucleares ou com mísseis balísticos intercontinentais porque o objetivo de desenvolver armas nucleares foi atingido, disse a estatal Korean Central News Agency (KCNA).
“Para garantir a suspensão dos testes nucleares de maneira transparente, o local de testes nucleares no norte da República será abolido”, disse a KCNA, após Kim reunir a primeira sessão plenária do Comitê Central do governista Partido dos Trabalhadores nesta sexta-feira.
“Os projetos gerais do partido e do país serão movimentados na direção de construir uma economia socialista, e todos nossos esforços serão feitos nesta direção”, disse a KCNA.
A Coreia do Norte também disse que se engajará em conversas com a comunidade internacional, abrindo caminho para o encontro de cúpula com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in na semana que vem e uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no fim de maio ou começo de junho.
Trump elogiou a declaração do país asiático e disse que está ansioso para se reunir com Kim. “A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um importante local de testes. Isso é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e para o mundo ― grande progresso! Ansioso por nosso encontro”, disse Trump no Twitter.