Visita do Papa

Letônia: Papa fala aos idosos na Catedral de São Tiago, em Riga

No terceiro dia da viagem aos países bálticos, Papa Francisco convidou os idosos à constância

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco visitou, na manhã desta segunda-feira, 24, a Catedral de São Tiago, em Riga, na Letônia. Este é o terceiro dia da viagem do pontífice aos países bálticos. Após a estada na Letônia, Francisco segue para a Estônia.

Na Catedral, o Papa foi recebido pelo Arcebispo de Riga, Dom Zbigņevs Stankevičs, e se encontrou com os idosos, a quem dirigiu palavras de entusiasmo e gratidão, dizendo que os que ali estavam haviam sobrevivido à guerra, à repressão política, à perseguição e ao exílio, e que permaneceram constantes, perseverantes na fé.

“Nem o regime nazista nem o soviético apagaram a fé nos vossos corações e, a alguns de vós, não vos fizeram sequer desistir de vos dedicardes à vida sacerdotal, religiosa, à catequese e a vários outros serviços eclesiais que punham em risco a vida; combatestes o bom combate, estais para terminar a corrida e conservastes a fé.”

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Lituânia, Letônia e Estônia

O Papa lembrou que atualmente, muitos são os que, buscando a liberdade, deixam para trás seus idosos, o que os leva a viver a solidão, a falta de recursos e até mesmo a miséria. E citou a epístola de São Tiago, que convida à constância, e também indica dois caminhos:

“Suportar pacientemente e esperar pacientemente. Encorajo-vos a serdes também vós, dentro das vossas famílias e da vossa pátria, exemplo de ambas as atitudes: suportação e esperança, e as duas impregnadas de paciência. Assim continuareis a progredir na construção do vosso povo.”

Ao final, Francisco incentivou aos idosos, raízes dos povos, a serem sinais para as gerações mais jovens, testemunhando e dando meios para que dêem frutos nos dias atuais:

“Vós, que já atravessastes muitas estações, sede testemunho vivo não apenas de constância nas adversidades, mas também do dom da profecia, que lembra às gerações jovens que o cuidado e a proteção daqueles que nos precederam são agradáveis e prezados por Deus, e que o fato de os negligenciar brada por Ele. Vós, que já atravessastes muitas estações, não vos esqueçais que sois raízes dum povo, raízes de rebentos jovens que devem florescer e dar fruto; defendei estas raízes, mantende-as vivas, para que as crianças e os jovens sejam enxertados nelas e compreendam que ‘tudo o que na árvore está florido vive daquilo que jaz enterrado’”

Após a visita à Catedral, o Papa seguiu para o almoço na casa arquidiocesana da Sagrada Família. Após o almoço, se dirigirá de helicóptero para a cidade de Aglona, onde presidirá a Santa Missa no Santuário da Mãe de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo