Incentivo

Jovens enviam imagem de Nossa Senhora dos 33 a mineiros soterrados

A Pastoral Juvenil do Uruguai enviou uma imagem da padroeira do seu país, Nossa Senhora dos Trinta e Três, ao grupo de 33 mineiros chilenos soterrados na jazida San José de Atacama, para dar-lhes esperança "nestes momentos difíceis".

A imagem foi entregue à delegação da Pastoral Juvenil chilena que participou do 3° Congresso Latino-americano de Jovens celebrado na Venezuela.

Na mensagem que acompanha a imagem, os jovens uruguaios explicam aos mineiros que "ela nasceu acompanhando os trinta e três homens que lutaram pela libertação de nosso país. Rezamos por sua libertação e pedimos à Virgem que interceda ante seu filho e os dê ânimo e esperança para passar estes momentos difíceis".

"Recebam nossa saudação e a segurança de nossa oração dos jovens uruguaios presentes no 3° Congresso Latino-americano de Pastoral Juvenil", expressaram.

Nossa Senhora dos Trinta e Três

Nossa Senhora dos Trinta e Três é, no Uruguai, a Imaculada Conceição. Sua devoção foi iniciada em 1726, ano da fundação de Montevidéu, quando se construiu a primeira igreja a ela dedicada.

A estatueta, inspirada na pintura da Ascenção de Murilo, foi esculpida por um índio e colocada em uma ermida na Serra do Pintado, próxima de uma aldeia jesuíta. Mais tarde com a saída dos jesuítas, o pequeno centro habitado recebeu o nome de Vila de Luján del Pintado, e mais tarde foi transferida para Florida.

Em maio de 1823, antes da batalha decisiva no Uruguai, 33 soldados vindos do Brasil, sob o comando do general Juan Lavalleja, na cidade de Florida, renovaram o juramento de "Liberdade ou Morte", desfilando diante do altar de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A pequena imagem traz hoje uma lápide com a inscrição: "Diante desta imagem de Nossa Senhora de Luján del Pintado, os trinta e três inclinaram sua bandeira tricolor; a ela também invocaram os Convencionais da Independência".

Em 21 de novembro de 1962, a Virgem dos Trinta e Três, foi proclamada pela Santa Sé padroeira do Uruguai. Sua festa é no dia 8 de dezembro na hoje Basílica Menor de Florida.

Fonte: Legião de Maria

Leia mais
.: Mineiros soterrados ajudam na remoção de escombros em mina

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo