Jornada realizada anualmente recorda a primeira expedição missionária salesianas
Da Redação, com Gaudium Press
“Venham em nossa ajuda!” é o tema da Jornada Missionária Salesiana que será realizada em vários momentos de 2016 nas diferentes Inspetorias da Congregação dos Salesianos, fundada por São João Bosco. A jornada, realizada anualmente em memória da Primeira Expedição Missionária Salesiana, será dedicada este ano à Oceania.
“A Jornada Missionária Salesiana é uma excelente oportunidade para a animação missionária nas comunidades salesianas, nos grupos juvenis e na Família Salesiana. Trata-se de uma oportunidade para implicar as comunidades dos Salesianos e as comunidades educativo-pastorais (CEP) nas dinâmicas da Igreja universal, reforçando assim a cultura missionária”, dizem os salesianos a partir da agência salesiana ANS.
Foi Dom Bosco quem sonhou com a Missão dos salesianos na Oceania, como contou aos jovens em 1985.”Sonhei que chegava à Austrália e À grande quantidade de ilhas que formavam a Oceania e escutava a milhares de crianças que nos gritavam: ‘Venham em nosso auxílio’. Por que não continuam a obra que outros já começaram? (…) E me pareceu que em um futuro haverá ali nessas ilhas muito trabalho para os salesianos, e que os trabalhos deles produzirão muito bons frutos espirituais, porque a mão do Senhor estará constantemente ajudando-os se sabem agradecer os favores de Deus”.
Justamente este sonho é o fio condutor do vídeo que divulga a jornada. O vídeo inicia com o sonho missionário de Dom Bosco e faz um chamado aos salesianos para que continuem oferecendo-se generosamente neste continente e demais lugares de missão.
“Para nós, Oceania é de verdade um momento oportuno. É um terreno fértil para o carisma salesiano, e um momento oportuno para anunciar a Jesus. Nosso carisma salesiano se arraigará mais e trará frutos se somos fiéis a Dom Bosco e aos jovens da Oceania”, diz Dom Ángel Fernández Artime, Reitor Maior dos Salesianos.
O Conselheiro para as Missões Salesianas, padre Guillermo Basannes, destaca, no subsídio que apoia a Jornada Missionária Salesiana 2016,que o evento é uma grande oportunidade “para uma abertura cognitiva e afetiva da povoação desta parte do mundo que para muitos é desconhecida; e portanto, uma boa oportunidade para conhecer e amar a mais jovens da Oceania”.