Iniciativa

Salesianos se mobilizam para atender apelo do Papa em prol dos refugiados

Reitor-mor dos Salesianos e superiora das religiosas motivaram toda família salesiana a responder ao apelo do Papa Francisco para acolher os refugiados

Da redação, com Boletim Salesiano

salesianos

Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, e a superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, madre Yvonne Reungoat / Foto: Salesianos

Motivados pelo apelo do Papa Francisco, que no dia 6 deste mês convidou as paróquias e comunidades religiosas da Europa a acolherem os refugiados, o reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, e a superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora, madre Yvonne Reungoat, dirigiram um apelo convocando a cooperação de toda a Família Salesiana em favor dos migrantes e refugiados.

Em sua carta, o reitor-mor pediu aos inspetores salesianos que avaliem o que as suas inspetorias podem fazer em prol dos migrantes: “Dirijo-me a vocês, inspetores, para pedir, em caráter de urgência que avaliem, com seus conselhos, o que cada inspetoria pode fazer e o que pode solicitar a cada comunidade e paróquia, no sentido de disponibilizarem-se para acolher, em nossas obras, famílias de migrantes; em particular, aos menores não acompanhados e jovens. Hospedemos, nem que seja uma só família, quatro ou cinco pessoas; com um pouco de cada, faremos muito, em cooperação com igrejas locais e do território”, motivou.

Leia também
.: Entenda implicações econômicas e sociais ao acolher refugiados na Europa
.: Confira especial sobre Perseguição aos cristãos

Padre Ángel também lembrou as palavras do Papa Francisco sobre os salesianos “Dom Bosco, cujo bicentenário do nascimento concluímos recentemente, nos ensina a concretude das respostas. Isso também nos recordou o Papa Francisco em sua visita em Valdocco, no dia 21 de junho: “Obrigado por sua concretude das coisas… O salesiano é concreto, vê o problema, pensa e o toma em suas mãos.”

Em nome da caridade e da fraternidade evangélica”, diz o reitor-mor no final de sua carta, “como uma resposta ao chamado de Deus e ao clamor do Papa Francisco, agradeço pela generosidade com que mobilizarão todos os recursos possíveis em favor daqueles que, com urgência, nos dirigem um apelo premente. Agradeço-lhes também se me informarem o que foi estabelecido em cada Inspetoria, quando chegarem a conclusões concretas e tempestivas.

Religiosas

Já madre Yvonne se dirige, em especial, as irmãs salesianas: “Não podemos fechar nosso coração diante do sofrimento indescritível de famílias, crianças, mulheres que estão procurando um lugar que as receba e uma luz de esperança. O apelo do Papa é, para todas nós, um chamado de Deus que vem a nós pela voz e coração de nosso primeiro Superior (cf. Const. Art. 109)”.

Na carta, madre Yvonne ressalta ainda que “o momento histórico sem precedentes que nos compromete profundamente pelo doloroso sofrimento de tantas pessoas” e recorda o forte apelo feito pelo Papa a paróquias, comunidades religiosas, mosteiros e santuários.

Por isso, a madre repete às suas irmãs: “Convido-vos a encontrar um meio de coordenação para agir em sinergia e entrar em contato com pessoas e autoridades competentes. Tudo nos leva a realizar gestos concretos para acolher uma família de migrantes, crianças não acompanhadas, jovens ou mães com crianças”, conscientes de que “Hoje Jesus tem, para nós, o rosto dos migrantes”.

Família Salesiana

Lembrando da possibilidade de colaboração com os outros grupos da Família Salesiana e em particular, com os irmãos salesianos, ex-alunas/os, Salesianos Cooperadores e colaboradores leigos nas comunidades educativas, madre Yvonne Reungoat, concluiu: “durante o Capítulo Geral XXIII resolvemos prestar uma especial atenção aos migrantes de todo o mundo. Agora a hora é favorável! (…) Maria Auxiliadora, Dom Bosco e Madre Mazzarello nos ajudem a dar rapidamente uma resposta concreta às necessidades destes nossos irmãos e irmãs”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo