Roma

Irmãs Salesianas de todo o mundo reunidas em Capítulo Geral

Teve início nesta quinta-feira, 18, em Roma, o XXII Capítulo Geral das Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas.

O Cardeal Raffaele Farina, bibliotecário e arquivista da Santa Igreja Romana, Monsenhor Gianfranco Gardin, arcebispo secretário da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e Irmã Enrica Rosanna, fma, sub-secretária da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, abriram o capítulo.

O cardeal Farina leu o telegrama do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, enviado em nome do Santo Padre. Também estavam presentes o reitor-mor dos salesianos, Padre Pascual Chávez, acompanhado do Padre Adriano Bregolin, seu vigário, e de alguns membros do Conselho geral dos Salesianos.

Durante o Capítulo, que terminará no próximo dia 15 de novembro, as irmãs, representando 91 países, elegerão a nova superiora geral e o seu Conselho.

As Filhas de Maria Auxiliadora, fundadas por Dom Bosco e por Madre Maria Domingas Mazzarello em 1872, são cerca de 14 mil e estão presentes, em diversos tipos de obras educativas, sociais e de evangelização, nos cinco continentes (África-Madagascar: 472, América: 4.548; Ásia: 2.286; Europa: 6.770; Oceania: 39).

Um dos principais campos de trabalho das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora é a assistência aos jovens e às mulheres, sobretudo às que sofrem a marginalização e a nova pobreza. Dedicam parte de sua missão à alfabetização, à promoção da mulher, "cujo papel – consta no documento de apresentação do capítulo – continua a ser colocado em discussão e relegado às margens".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo