Caixa preta havia sido localizada no domingo, mas foi resgatada nesta terça
Da redação, com Reuters
Mergulhadores indonésios recuperaram, nesta terça-feira, 12, do fundo do mar, o gravador de dados de vôo (FDR) do avião da Sriwijaya Air que caiu com 62 pessoas a bordo.
A caixa preta do avião havia sido localizada no domingo, mas só foi resgatada hoje pelos mergulhadores. Também foi encontrado um farol de rádio separado, aumentando as esperanças de que o gravador de voz da cabine (CVR), ao qual ele estava conectado, pudesse ser achado em breve e revelar o que fez o avião perder o controle momentos após a decolagem.
“Temos certeza de que, como o farol que estava preso ao gravador de voz da cabine também foi encontrado na área, então, com alta confiança, o gravador de voz será encontrado em breve”, disse o chefe militar Hadi Tjahjanto em entrevista coletiva.
Com poucas pistas imediatas sobre o que aconteceu após a decolagem, os investigadores esperam que os gravadores de vôo apontem o que deu errado.
O avião Boeing 737-500 caiu no mar no sábado, 9, quatro minutos depois de partir do aeroporto principal de Jacarta e desaparecer das telas do radar.
O Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT) espera baixar os dados do FDR dentro de dois a cinco dias, disse seu chefe, Soerjanto Tjahjono.
Vítimas
No início desta terça-feira, 12, mais restos mortais foram encontrados no local do acidente, bem como objetos pessoais, como carteiras contendo cartões de identificação. Os corpos das vítimas ainda não foram todos recuperados e identificados: ainda faltam dois, de acordo com um comunicado do Ministério de Transporte.
O avião tinha se dirigido para Pontianak, na ilha de Bornéu, a cerca de 740 km (460 milhas) de Jacarta. O Ministério dos Transportes da Indonésia disse hoje que o jato, que ficou parado durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus, passou por uma inspeção de aeronavegabilidade em 14 de dezembro e voltou ao serviço logo depois.