Comunicado conjunto

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo na fronteira 

Comunicado conjunto raro entre Índia e Paquistão se deu após meses de hostilidades entre países

Da redação, com Reuters 

Os militares dos países Índia e Paquistão disseram nesta quinta-feira, 25, em comunicado conjunto raro, que concordaram em observar um cessar-fogo ao longo da fronteira disputada pelos dois países na Caxemira. Nos últimos meses, centenas de trocas de tiros entre as duas partes aconteceram na região. 

História

Índia e Paquistão já travaram três guerras desde a independência, em 1947.  Quase voltaram a entrar em guerra em 2002. Os dois países testaram bombas nucleares em 1998.

Os vizinhos com armas nucleares assinaram um acordo de cessar-fogo ao longo da Linha de Controle (LoC) na região da Caxemira em 2003. Porém, a trégua se desgastou nos últimos anos entre Índia e Paquistão. Houve aumento no número de baixas entre os moradores que vivem perto da fronteira de fato.

Acordo entre Índia e Paquistão

“Ambos os lados concordaram com a estrita observância de todos os acordos, entendimentos e cessação de disparos ao longo da Linha de Controle e todos os outros setores a partir da meia-noite de 25 de fevereiro de 2021”, disse o comunicado conjunto.

O retorno à trégua foi decidido pelos dois diretores gerais de operações militares dos exércitos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo