Estado de alerta

Incêndio na Riviera Francesa evacua mais de 10 mil pessoas

Fogo consumiu 400 hectares de floresta na Costa Azul

Ansa

Depois de Portugal e Itália serem palco de incêndios florestais provocados pelo clima seco e pelas altas temperaturas do verão europeu, a França precisou evacuar mais de 10 mil pessoas nesta quarta-feira, 26, da sua costa sul, na Riviera Francesa.

Ao menos 500 hectares de terreno foram queimados pelas chamas em Bormes-les-Mimosas, no departamento de Var, uma área frequentada por turistas no verão.

Cerca de 540 bombeiros lutam no combate ao fogo, que já dura três dias e consome trechos da conhecida Costa Azul, além da ilha de Córsega e de Saint Tropez.

Cinco centro de acolhimentos foram colocados à disposição da população evacuada. As grandes colunas de fumaça consumindo as colinas e montanhas conseguem ser vistas de vários pontos da Riviera Francesa, inclusive de praias e balneários lotados de turistas.

Meteorologistas acreditam que os fortes ventos e o clima seco permanecerão pelos próximos dias, o que favorece que a chama se espalhe ou que novos focos de incêndio surjam em áreas florestais.

Em junho, um incêndio florestal matou mais de 60 pessoas em Pedrógão Grande, no centro de Portugal. Mais da metade das vítimas morreu carbonizada dentro de seus carros na estrada entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, que foi tomada pelo fogo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo