Destruição

Incêndio na Serra da Bocaina é controlado após destruir 1,2 mil hectares

Área atingida continua sob a supervisão de 30 homens, entre bombeiros e voluntários

Da redação, com Agência Brasil

A Serra da Bocaina, área da estância turística de Bananal, interior de São Paulo, teve 1,2 mil hectares de mata e pasto devastados, após seis dias de grande incêndio. A área atingida continua sob a supervisão de 30 homens, entre bombeiros e voluntários, que monitoram preventivamente o local até que não haja risco de um reinício do incêndio.

O fogo, iniciado na última terça-feira, 19, só foi controlado no início da noite de ontem, 24, após a chegada do reforço de equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de voluntários, além do apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, que jogou jatos de água nos pontos mais incandescentes. Em razão do tamanho dos estragos, a prefeitura decretou estado de emergência.

“Eu nunca vi uma mobilização na cidade tão grande para resolver um problema”, afirmou o secretário municipal de Turismo e Cultura, Joaquim Leonardo Valim. Segundo o secretário, o local atingido passava por um processo de regeneração e servia como área de amortecimento de uma unidade de conservação da Estação Ecológica de Bananal, que não foi atingida pelo fogo.

Prejuízos

Até o momento não foram contabilizados os danos causados à fauna e a flora, mas só na queima de uma plantação de cedro, as perdas podem ter alcançado em torno de R$ 30 milhões. Além da paisagem natural comprometida com o incêndio, o secretário de Turismo mostrou-se preocupado com a produção de água. A prefeitura está se articulando com o Comitê de Bacias Hidrográficas da região para debater a questão.

A suspeita segundo Valim, é de que o incêndio tenha sido provocado por uma queima de reforma de pasto. Ele informou que não chove naquela região há mais de 45 dias. Em períodos de estiagem, é comum fazendeiros e sitiantes atearem fogo na relva, na expectativa de que o capim renasça com mais vigor nas primeiras chuvas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo