Cenário em Portugal

Incêndios e seca obrigam a rever relação com a natureza, afirma cardeal

Patriarca de Lisboa pediu concretização de uma “ecologia integral”, no discurso de abertura da assembleia plenária da conferência episcopal portuguesa

Da Redação, com Agência Ecclesia

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Cardeal Manuel Clemente, afirmou em discurso de abertura da Assembleia Plenária que os incêndios e a seca exigem uma nova “relação com a natureza” e apresentou a agenda de trabalhos do episcopado. A assembleia começou nesta segunda-feira, 13.

“Dadas as graves e gravosas circunstâncias que afetaram e afetam o nosso país, entre os incêndios e a seca, com tantas perdas de vidas e danos materiais de toda a ordem, temos de rever profundamente a nossa relação com o meio ambiente”, afirmou Dom Manuel. “É tempo de nos sentirmos parte consciente e responsável duma criação que há de ser tomada como um todo e assim mesmo respeitada nos seus ritmos e sinais”, acrescentou.

O cardeal defendeu a concretização de uma “ecologia integral”, a que o Papa Francisco dedicou a encíclica Laudato si. E isso só acontece mediante a capacidade de respeitar a natureza, proteger a vida e atender aos pobres.

O presidente da CEP referiu-se aos recentes incêndios em Portugal afirmando que “reforçaram tragicamente” o apelo deixado pelo episcopado numa Nota Pastoral do dia 27 de abril deste ano, na qual se diz que a natureza é mais do que “uma simples fonte de utilidade e rendimento econômico”.

Leia também
.: Campanha da Cáritas Portuguesa apoiará vítimas de incêndios
.: Papa: mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios em Portugal

Defesa da vida e Dia Mundial dos Pobres

O cardeal-patriarca de Lisboa se pronunciou ainda com relação à proteção da vida humana, da concepção à morte natural, destacando que o caminho é claro e obrigatório e saudou quantos dão o seu melhor para defender e promover a vida em todas as suas fases. Ele lembrou o documento da CEP sobre a eutanásia, de 8 de março de 2016.

Dom Clemente referiu-se também ao Dia Mundial dos Pobres, promovido por iniciativa do Papa Francisco em 19 de novembro, pedindo que seja acolhido ativamente nas comunidades e na sociedade em geral.

O presidente da CEP disse ainda que a assembleia do episcopado vai analisar a formação em curso nos seminários, as orientações relativas à preparação para o matrimônio, à luz da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia e preparação da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

“Ontem como hoje, nomeadamente quanto à família e à juventude, as propostas evangélicas mantêm plena verdade e requerem igual decisão”, concluiu Dom Manuel Clemente.

A Assembleia Plenária da CEP termina no dia 16, em Lisboa, com a inauguração das novas instalações da Conferência Episcopal Portuguesa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo