Trezena

Imagem peregrina de São Sebastião visita o Santuário Cristo Redentor

Visita começou com a missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta

Jéssica Marçal
Da Redação

A imagem de São Sebastião é levada ao Santuário Cristo Redentor / Foto: Guilherme Silva

Dentro das atividades da Trezena em honra a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, a imagem peregrina do santo visitou, nesta sexta-feira, 17, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. As atividades começaram com a Missa presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta.

Em sua homilia, o cardeal destacou que essa primeira semana do Tempo Comum recorda a Igreja que caminha na história, trazendo os fatos da vida pública de Jesus: as pregações, as curas, o chamado à conversão. Ao mesmo tempo, a Igreja vive o tempo do Jubileu, que convida a ser sinal de esperança na sociedade cansada e abatida por tantos problemas – violência, divisões, guerras.

“Aqui, do Alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, nós somos chamados a pedir que essa primeira semana do Tempo Comum faça cada vez mais de todos nós sinais de esperança, de perdão e reconciliação, como ouvimos hoje no Evangelho”.

O Cardeal Orani durante homilia na Missa / Foto: Guilherme Silva

O cardeal também mencionou o exemplo de Santo Antão, celebrado hoje pela Igreja. Ele foi o primeiro a ser proclamado santo sem ser mártir. Sua caminhada de vida consagrada começou depois de ouvir a Palavra de Deus. Ele, então, renunciou a tudo e viveu uma vida de entrega a Deus. “Nós somos convidados a ver essa necessidade que temos de ser essa Boa Nova para todos.”

Ainda no Evangelho do dia se vê a necessidade que uns têm dos outros, ressaltou Dom Orani. “Havia esse paralítico que não tinha como chegar até Jesus. Quatro pessoas o levaram na cama. Não tinha como entrar na casa, entraram pelo teto. E fala a leitura que Jesus viu a fé daqueles homens”.

O cardeal destacou que é esse o aspecto que se quer viver na Igreja, com pessoas que se ajudam na vivência da fé e intercedem umas pelas outras para que cheguem à conversão.

A Trezena

O tema da Trezena de São Sebastião em 2025 foi inspirado no Ano Santo – “Peregrinos de Esperança”. O ciclo de oração começou no último dia 7 e termina com o dia festivo, em 20 de janeiro.

Entre as atividades previstas para a festa do santo, estão a tradicional Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, às 9h. Outro ponto é a Procissão Arquidiocesana às 16h, saindo do Santuário Basílica de São Sebastião em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade, seguida do “Auto de São Sebastião 2025” e da Missa Solene na Catedral.

Veja como foi o início da Trezena:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo