Fim do conflito civil

Igrejas fazem apelo em favor da paz no Sudão do Sul

Líderes religiosos pedem às partes envolvidas no conflito que implementem um cessar-fogo a fim de estabelecer a paz no país

Da Redação, com Rádio Vaticano

Líderes religiosos reunidos no Conselho de Igrejas do Sudão do Sul fizeram um apelo pela paz no país, que vive um conflito civil. Eles destacam que é inaceitável que as pessoas continuem matando e morrendo enquanto os líderes discutem poder, papeis e percentuais.

A declaração dos líderes se insere no contexto da nova rodada de negociações em Adis-Abeba, capital etíope, para tentar colocar fim ao conflito civil entre as forças fieis ao presidente Salva Kir e os rebeldes ligados a seu ex-vice Riek Machar.

O diálogo tem como base uma proposta de compromisso da Autoridade intergovernamental para o desenvolvimento (Igad). Os líderes religiosos convidam todas as partes a assinar e a honrar essa proposta implementando um cessar-fogo. Uma vez alcançado esse passo, as Igrejas se tornam disponíveis a mediar um ulterior processo de paz e reconciliação nacional.

As negociações Adis-Abeba tiveram início em meio a dificuldades: um dos principais expoentes da oposição, Lam Akol, disse não poder chegar à capital etíope vez que a polícia lhe teria impedido tomar o avião que partia da capital sul-sudanesa, Juba. Todavia, um porta-voz governamental negou que as autoridades tivessem conhecimento do fato de Akol ser oficialmente convidado à nova rodada de diálogos de paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo