Sudão do Sul

Cardeal pede que governantes deixem de lado interesses pessoais

Cardeal convidou governantes a se conscientizarem de que todos são filhos de Deus

Da Redação, com Agências

O Arcebispo de Cartum, no Sudão do Sul, Cardeal Gabriel Zubeir Wako, lançou um apelo aos líderes políticos do país para que “deixem de lado os interesses pessoais para resolver os conflitos da região”.

O Cardeal se encontra em Juba, capital do Sudão do Sul, para participar da reunião da Conferência Episcopal dos Bispos do Sudão e do Sudão do Sul.

Dom Wako convidou as autoridades a se conscientizarem de que “todos são filhos de Deus, e que entre irmãos não se mata”.

O confronto entre os dois expoentes do partido no governo assumiu uma dimensão étnica,  envolvendo as duas maiores tribos do país,  Dinka e Nuer.

Além dos conflitos externos com a Etiópia, o país enfrenta os combates dentro de seu território, em Malakal, capital do Estado do Alto Nilo (nordeste).

No último sábado, 18,  o exército tomou o controle de Bor, capital do Estado de Jonglei (leste).  São justamente os dois Estados que possuem recursos petrolíferos do país.

O conflito já assumiu uma dimensão internacional com a invasão das tropas ugandenses.  O Quênia enviou seus soldados oficialmente para proteger os próprios cidadãos que vivem e trabalham no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo