De portas abertas

Igreja na França reabre após assassinato do padre Hamel

Sacerdote foi morto em julho enquanto celebrava Missa; Igreja foi reaberta ontem

Da Redação, com Agência Ecclesia

A igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na França, voltou a abrir as portas neste domingo, 2, depois de ter estado fechada desde o assassinato do padre Jacques Hamel, em 26 de julho, enquanto celebrava Missa. O sacerdote foi morto por fundamentalistas islâmicos.

A diocese francesa anunciou que o Papa Francisco decidiu antecipar o início do processo de beatificação do padre Hamel após aceitar o pedido de dispensa do período de espera de cinco anos após a morte que era exigido pelo Direito Canônico.

Leia também
.: Em memória ao Padre Hamel, AIS ajudará na formação de mil sacerdotes
.: Secretário do episcopado francês comenta assassinato do padre
.: Papa lamenta ataque em Igreja na França

No voo de volta a Roma após a viagem a Geórgia e Azerbaijão, o próprio Papa confirmou que o cardeal Amato está analisando a questão, sem esperar os cinco anos exigidos para o início do processo.

A celebração de reabertura da igreja ao culto, com a presença de vários muçulmanos, foi marcada por vários gestos de “perdão” para a “reconciliação e paz”.

Segundo a Diocese de Rouen, os ritos previstos para casos de profanação foram adaptados para a circunstância – procissão, abertura da porta, textos bíblicos, oração, Eucaristia.

No decorrer da celebração, foram colocados no seu local original quatro símbolos da fé católica que os atacantes danificaram: um crucifixo, o círio pascal, o altar de madeira – que foi atingido com dezenas de facadas – e o rosário que foi retirado das mãos da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O Papa Francisco presidiu em 14 de setembro uma Missa em sufrágio pelo padre Jacques Hamel, no Vaticano, na qual evocou o sacerdote como um “mártir” e considerou “satânico” matar em nome da religião.

“É um mártir! E os mártires são bem-aventurados. Devemos rezar para que ele nos dê a mansidão, a fraternidade, a paz, também a coragem de dizer a verdade: matar em nome de Deus é satânico”, disse na capela da Casa de Santa Marta.

Um grupo de 80 peregrinos da diocese francesa, acompanhados pelo seu bispo, Dom Dominique Lebrun, participou nesta Eucaristia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo