Devoção

Itália: Mosteiro em Cássia celebra Santa Rita e reza pela paz mundial

Festa de Santa Rita terá oração pela Ucrânia e por todos os demais países que sofrem com as guerras

Da redação com Vatican News

Imagem de Santa Rita de Cássia /Foto: Arquivo Canção Nova

“Nossa oração de 22 de maio irá em particular ao povo ucraniano e a todos aqueles que sofrem com as guerras, para que se faça a paz. Isso é um dever e um direito de cada um de nós”. São as palavras de Madre Maria Rosa Bernardinis, abadessa do Mosteiro Santa Rita, em Cássia, poucos dias antes das celebrações que recordarão a Santa dos Casos Impossíveis.

Este fim de semana, na cidade da Úmbria, estão previstas várias iniciativas. No sábado, 21, as celebrações começarão oficialmente com o retorno da Tocha da Paz e do Perdão que, acesa em 22 de março, chegou a Cracóvia, cidade geminada este ano com Cássia.

Leia mais

.: Conheça detalhes da história de Santa Rita de Cássia

No domingo, 22, às 10h30, o solene pontifício será presidido pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin. Haverá em seguida a recitação da súplica e a bênção das rosas, flores símbolo do taumaturgo. A esperança de Irmã Maria Rosa é “que o amor de Rita toque em todos os lugares o coração de quem precisa de carinho, conforto e coragem, e dê a liberdade do diálogo com o próximo e com Deus a quem é prisioneiro do ódio, por si e pelos outros”.

“Neste tempo de conflitos, divisões e dificuldades, espero que a festa de Santa Rita seja um novo amanhecer de esperança, fé e fraternidade para a Itália, a Europa e o mundo inteiro”, conclui a abadessa.

Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo dos eventos está de volta este ano, no sábado e no domingo, com vídeos inéditos em que as religiosas contam suas histórias abrindo as portas do mosteiro em locais não abertos ao público – como o galinheiro e a horta, ou a oficina de artesanato – e em diversas atividades, da apicultura à oração, da escuta à fabricação de biscoitos perfumados.

Uma iniciativa com a qual as monjas agostinianas querem mostrar sua proximidade com os devotos de Santa Rita, que se concretiza também nas obras de caridade do mosteiro. Entre eles está a Casa de Santa Rita. O projeto prevê a construção de um local de acolhimento para as famílias dos doentes internados no hospital de Cássia que vêm de toda a Itália.

No site do mosteiro, os fiéis poderão participar ativamente da festa de Santa Rita escrevendo e compartilhando intenções de oração, criando e baixando rosas virtuais, tornando-se embaixadores do amor ritiano na vida dos mais frágeis por meio de doações para a Casa de Santa Rita.

Para apoiar o novo projeto, a Fundação sem fins lucrativos Santa Rita de Cássia estará engajada em uma arrecadação de fundos durante a transmissão ao vivo. A maratona de vídeos também oferecerá depoimentos da Itália e do mundo, entrevistas e sete curtas-metragens que reconstroem os episódios mais significativos da vida da santa.

O programa das comemorações

O programa de celebrações inclui uma liturgia eucarística presidida pelo prior geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Antòn, no sábado, na Basílica de Santa Rita, às 16h30. Segue-se a entrega do Reconhecimento Internacional de Santa Rita 2022 às 17h30 e às 18h a comemoração do trânsito de Santa Rita.

Já no centro da cidade, a partir das 20h30, os estandartes dos municípios de Valnerina, autoridades civis, religiosas e militares e uma delegação de Cracóvia desfilam em procissão que às 21h30 chegará à Basílica de Santa Rita. No local acontecerá a troca de presentes entre os municípios geminados de Cássia e a capital polonesa, e a acolhida da Tocha da Paz e do Perdão.

Haverá, dentro da Basílica, um breve momento de oração que encerrará o dia. No domingo, dia em que se recorda a morte de Santa Rita, às 10h, ao longo da avenida da Basílica, a histórica procissão de personagens da vida de Santa Rita e a procissão vinda de Roccaporena, cidade natal de Rita.

Finalmente, às 19h, o reitor da Basílica, padre Luciano De Michieli, preside a celebração eucarística pelos benfeitores do Santuário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo