Solenidade

Padre explica devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Apostolado da Oração é o movimento que ajuda a propagar a devoção; fiéis testemunham graças alcançadas

Kelen Galvan
Da Redação 

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é festejada, todos os anos, na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi / Foto: Jéssica Marçal – Canção Nova

Nesta sexta-feira, 8, celebra-se a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A data foi instituída em 1856 pelo Papa Pio IX, duzentos anos após as aparições de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, e é festejada, todos os anos, na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi.

O diretor nacional do Apostolado da Oração no Brasil, Padre Eliomar Ribeiro, explica que a devoção ao Coração de Jesus, como é conhecida hoje, é expressão de Santa Margarida, uma monja do Mosteiro da Visitação, na França, que teve experiências místicas entre os anos de 1673 e 1675. Jesus lhe apareceu três vezes e, em uma das ocasiões disse: “Vede Margarida, o coração que tanto amou o mundo e que recebe tanto desprezo”.

A monja se encarregou de divulgar os desejos do Coração de Jesus. E com a ajuda de seu diretor espiritual, que hoje é santo, São Cláudio de la Colombiere, pôde discernir as aparições e as mensagens que recebeu de Jesus.

Embora a data da solenidade seja móvel, sempre acontece em junho, e como é costume no Brasil acontecer os meses temáticos, junho ficou dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Forma de devoção ao Coração de Jesus

Dentre as formas de devoção divulgadas por Santa Margarida, as principais são: a “Hora de presença” e “as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus”.

A “hora de presença” é divulgada ainda hoje pelas religiosas visitandinas. Cada pessoa escolhe, durante o seu dia, uma hora para fazer sua oração, seja na sua própria casa, na Igreja, onde for, como forma de se conectar ao Coração de Jesus.

As 12 promessas, divulgadas atualmente, são um resumo do pensamento de Santa Margarida feito posteriormente por um sacerdote. Na realidade, existem muito mais que doze promessas, afirma padre Eliomar. (Confira quadro abaixo)

Dentre as promessas está “a primeira sexta-feira”, que é a mais conhecida na Igreja, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, a bênção do Santíssimo, a confissão e comunhão reparadora na primeiras sextas-feiras de cada mês.

Também há a “entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria” nas casas, ou seja, a consagração das famílias ao Coração de Jesus.

Elaine Albuquerque / Foto: Arquivo Pessoal

“Faço parte do Apostolado da Oração há dois anos e meio. Minha devoção ao Sagrado Coração de Jesus começou quando entrei no Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) aos 13 anos. No início não tinha muita devoção, mas fui percebendo o quão maravilhoso é o Sagrado Coração de Jesus a cada encontro no MEJ, que eram semanais. Já recebi diversas graças, como meu primeiro emprego e algumas pequenas curas de doença na família. Sempre agradecendo e pedindo. E ajudo a divulgar essa devoção sempre quando posso e é permitido pelas pessoas”.

Elaine Cristina Oliveira de Albuquerque, 31 anos
Devota do Sagrado Coração de Jesus

Estas são as formas mais conhecidas. Geralmente no Brasil, também têm-se o costume de fazer a coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus no dia da solenidade.

Segundo padre Eliomar, um jeito prático de viver bem esta devoção seria rezar várias vezes ao longo do dia a jaculatória: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”. “A espiritualidade do coração de Jesus hoje, que é essa espiritualidade da intimidade da vida toda de Jesus, é proposta para nós para isso, para que a gente possa ter a nossa vida, o nosso coração mais semelhante ao Dele, servir a Cristo e cuidar das coisas de Cristo neste mundo”, enfatiza.

Maria Abrantes / Foto: Arquivo pessoal

“Minha devoção ao Sagrado Coração de Jesus começou na minha infância. Meu pai era zelador do Coração de Jesus e minha mãe era do apostolado também. E ela incutiu em mim essa devoção e me explicava com seu jeito simples sobre as graças. Há mais de oito anos eu vou todas as primeiras sextas-feiras do mês. Hoje estou com problemas no joelho, quase sem poder caminhar, mas vou mesmo assim. E a minha experiência é de muita graça. Entre as graças que já alcancei, está um emprego. E nessa última sexta-feira (2 de junho), ao sair da Missa, fiquei aguardando o carro que vinha me buscar, e uma senhora foi sair com o carro dela e acabou prensando meu joelho e eu senti toda aquela pressão na perna. Vieram muitas pessoas para tentar suspender o carro, e conseguiram me tirar dali, e meu joelho não quebrou. Para mim foi um milagre do Coração de Jesus”.

Maria Leite de Vasconcelos Abrantes, 69 anos
Devota do Coração de Jesus

 

Apostolado de Oração

Duzentos anos depois das aparições à Santa Margarida, a devoção ao Coração de Jesus foi confiada ao Apostolado de Oração, quando o Papa Pio IX aprovou o movimento, em 1849.

“O Apostolado de Oração nasceu para sustentar a missão da Igreja com a oração, oferecendo a vida todo dia, avaliando o coração todo dia, rezando pelas intenções de oração do Papa, divulgadas hoje em dia em formato de vídeo, a cada mês. Então não nasceu da devoção ao Sagrado Coração, mas o Papa, quando aprovou o movimento, ele pediu que cuidássemos da devoção. Por isso, nós cuidamos”, explica padre Eliomar.  

Para propagar a devoção, o Apostolado ajuda, especialmente, na divulgação das promessas do Sagrado Coração de Jesus e na entronização das imagens nas casas de família.

Em abril deste ano, o Estatuto do Apostolado da Oração foi aprovado pelo Papa Francisco, tornando-a Obra Pontifícia. Atualmente tem mais de 36 milhões de pessoas no mundo, em 98 países. No Brasil, os membros chegam a quase três milhões de pessoas.

Confira quadro com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo