escândalo de corrupção

Governo Rajoy é destituído na Espanha e Pedro Sánchez assume

Sánchez será o premier, após escândalo de corrupção atingir o Partido Popular (PP), o qual integra Mariano Rajoy 

ANSA

Mariano Rajoy /Foto: Reprodução CN

O governo espanhol encabeçado pelo premier Mariano Rajoy foi destituído nesta sexta-feira, 1, devido a um enorme escândalo de corrupção que afeta sua legenda, o Partido Popular (PP). O líder socialista Pedro Sánchez se tornou, automaticamente, o novo chefe de governo de Madri.

A Câmara dos Deputados conseguiu aprovar uma moção de censura com 180 votos favoráveis, 169 contrários e uma abstenção para a saída de Rajoy. A manobra foi apresentada na véspera pelo líder opositor Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

A presidente da Casa, deputada Ana Pastor, informou que o rei Felipe VI seria notificado da decisão e que o “candidato Pedro Sanchez obteve o cargo de confiança”. Além do PSOE, votaram pela saída de Rajoy o partido esquerdista Podemos, os catalães da Esquerda Unida e o Partido Nacionalista Basco. A favor do ex-premier, votaram sua sigla e os aliados Cidadãos, movimento de centro-direita. Logo após a votação, Rajoy se aproximou de Sánchez e apertou sua mão, cumprimentando-o. Depois, deixou a sala parlamentar sem dar declarações.

Já o novo premier disse, em discurso ao Congresso, que seu Executivo garantirá a estabilidade e o respeito aos compromissos tomados com a Europa. Mas o socialista, que perdeu as últimas eleições, conta com apenas 84 cadeiras no Congresso, enquanto o PP, agora da oposição, possui 134 das 350 totais. O governo de Rajoy iniciou em 2011 e foi marcado por tomada de medidas controversas de austeridade, implementadas em meio à crise financeira de 2008. Mas, durante sua gestão, a Espanha superou a crise e começou a liderar o crescimento da União Europeia, apesar de ainda enfrentar um índice de desemprego de 35% entre a população ativa de até 25 anos de idade.

Também em sua gestão, a Espanha enfrentou a intensificação do movimento separatista da Catalunha. A probabilidade maior, no entanto, é que a Espanha realize novas eleições nos próximos meses, tornando-se mais uma preocupação para a Europa, que já enfrenta dúvidas com a formação de um governo populista na Itália. O escândalo de corrupção que derrubou Rajoy envolve denúncias contra seu partido, o PP, de financiamento ilegal. A Justiça espanhola condenou dezenas de pessoas envolvidas no caso, entre eles o antigo tesoureiro da legenda, Luis Bárcenas, e o executivo Francisco Correa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo