Ameaça

Furacão Dorian atinge EUA depois de destruição nas Bahamas

O furacão desceu para a categoria 1, mas a costa dos Estados Unidos (EUA) continua ameaçada

Agência Brasil

Rastro de destruição deixado pelo furacão Dorian nas Bahamas/ Foto: Reprodução Reuters

O balanço do número de mortos em consequência da passagem do Furacão Dorian pelas Bahamas subiu de 20 para 30, número que pode aumentar ainda mais. A tempestade segue em direção à Carolina do Norte. O furacão desceu para a categoria 1, mas a costa dos Estados Unidos (EUA) continua ameaçada. O cenário é de completa destruição nas Bahamas, após a passagem do Dorian. Nessa quinta-feira, 5, estimava-se que 20 pessoas tinham morrido, número que subiu para 30 na manhã de hoje.

O ministro da Saúde das Bahamas, Dune Sands, alerta para a possibilidade de o número de mortes vir a ser “significativamente maior”, à medida que as equipes de resgate prosseguem com as missões de busca. De acordo com a agência Reuters, pelo menos 700 mil habitantes das Bahamas necessitam de ajuda humanitária imediata.

O furacão Dorian chegou às ilhas de Abaco e Grande Bahama no domingo, com intensidade máxima (categoria 5), onde permaneceu durante dois dias com chuva torrencial e ventos que atingiram 295 quilômetros por hora, deixando um rastro elevado de destruição.

Segundo o primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, 60% de Marsh Harbour, a principal cidade das Ilhas Ábaco, ficaram destruídos. A chuva inundou a pista do aeroporto e a região parecia um lago. Depois de atingir as Bahamas, o Dorian seguiu em direção à costa dos EUA na terça-feira, 3. O furacão chegou com ventos violentos, tornados e chuva forte aos estados da Flórida e da Carolina do Sul.

A tempestade segue agora para a Carolina do norte com menos intensidade, estando classificada na categoria 1. No entanto, os meteorologistas alertam que a ameaça à costa dos EUA não baixou. O Centro Nacional de Furacões diz que o movimento do furacão deve continuar, com um aumento de velocidade até amanhã.

O Dorian arrancou telhados, inundou ruas e deixou mais de 250 mil habitações e empresas sem energia, enquanto avançava para o norte, ao longo da costa norte-americana, embora os seus ventos tenham diminuído dos 175 para 165 quilómetros por hora. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade segue para o “extremo sudeste de Nova Inglaterra” na noite de hoje e neste sábado de manhã, se dirige à Nova Escócia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo