Pregador da Casa Pontifícia

Frei Raniero Cantalamessa fala ao Sínodo anglicano

Frei Raniero Cantalamessa fez uma pregação inédita durante a inauguração do 10º Sínodo geral da Igreja da Inglaterra, com a presença da Rainha Elizabeth II

Da redação, com Rádio Vaticano

O Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, disse que o 5º centenário da Reforma Protestante é uma oportunidade que “não deveria ser desperdiçada por pessoas que permanecem prisioneiras do passado, e tentam apontar os acertos e erros de cada um”, mas deveria ser visto como uma chance para “dar um salto qualitativo adiante”.

O frade capuchinho fez uma pregação inédita na Abadia de Westminster, na capital inglesa, durante a inauguração do 10º Sínodo geral da Igreja da Inglaterra, com a presença da Rainha Elizabeth II. Cantalamessa inclusive citou um dos princípios básicos de Reformadores como Martinho Lutero e Thomas Cranmer: Justificação pela fé. E disse que isso deveria ser pregado com “mais vigor do que nunca”.

“Não em oposição às boas obras, mas sim em oposição ao clamor do povo hoje de que pode se salvar sozinho graças à ciência, tecnologia ou à espiritualidade ‘criada pelo homem’, sem a necessidade de um redentor que vem de fora da humanidade”.

O Padre Cantalamessa disse ainda que a unidade não é uma questão simples e que nada é mais importante do que preencher o desejo do coração de Cristo pela unidade descrito no Evangelho de hoje.

“Em muitas partes do mundo pessoas são mortas e igrejas queimadas não porque são católicas, ou anglicanas, ou pentecostais, mas porque cristãs. Aos olhos deles, nós ainda somos um! Que possamos ser um também aos nossos olhos e aos olhos de Deus”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo