Fernando Belasteguín

Dia Internacional do Esporte: campeão de padel realiza visita ao Vaticano

Considerado o melhor jogador de padel da história, o argentino Fernando Belasteguín realiza visita ao Vaticano; ele conheceu o Dispensário Pediátrico Santa Marta

Da Redação, com Vatican News

Fernando Belasteguín é considerado o melhor jogador de padel da história / Foto: Ayman Aref / NurPhoto

Como parte do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, convocado pelas Nações Unidas e celebrado no último sábado, 6, o argentino Fernando Belasteguín, considerado o melhor jogador de padel da história, foi recebido pela Athletica Vaticana neste domingo, 7.

Durante o Regina Coeli deste domingo, o Papa Francisco recordou o Dia Internacional do Esporte e afirmou: “Todos sabemos quanto praticar um esporte possa educar a uma sociedade aberta, solidária, sem preconceitos. Mas para isso, são necessários dirigentes e formadores que não apostem somente na vitória e no lucro. Promovamos um esporte que favoreça a amizade social e a fraternidade!”.

Belasteguín — junto com a esposa e três filhos —, conheceu pela primeira vez a comunidade do Dispensário Pediátrico Santa Marta, que presta assistência diária a famílias pobres com crianças pequenas. Ele foi recebido pela diretora da estrutura vaticana, Irmã Anna Luisa Rizzello, e pela vice-presidente da Athletica Vaticana, Valentina Giacometti.

O esporte argentino

O padel é uma modalidade praticada com raquetes que se assemelha muito ao tênis. É o segundo esporte mais popular da Argentina, perdendo apenas para o futebol.

Belasteguín, número 1 no ranking mundial por 16 anos consecutivos, disse que “a presença oficial da Federação do Vaticano no mundo do padel é importante precisamente porque chama aos valores fundamentais como a solidariedade e a inclusão por meio do esporte e, acima de tudo, por meio de uma disciplina popular como o padel”, comentou.

Em particular, ele incentivou o compromisso de permitir que meninas e meninos com deficiência e pessoas mais frágeis joguem, colocando-se à disposição para as próximas iniciativas nesse âmbito. Já na sexta-feira, 5, a Athletica Vaticana organizou partidas inclusivas de padel, envolvendo jovens com autismo e síndrome de Down e suas famílias.

O campeão argentino visitou ainda os Jardins do Vaticano e a Basílica de São Pedro, em um estilo de fraternidade esportiva. Belasteguín foi acompanhado da diretora do Vatican Padel, Alessandra Turco, da vice-diretora, Barbara Carusi, e do secretário geral, Fabrizio Peloni.

A visita de Belasteguín ao Vaticano teve um “prólogo” em Roma, na tarde de sábado, 6 de abril, nos campos de jogo, na presença do presidente da Federação Internacional de Padel, Luigi Carraro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo