PÓS ANGELUS

Francisco denuncia violência em Mianmar, Peru e Ucrânia

Após celebrar o Angelus, o Santo Padre criticou a violência na Ucrânia, Peru e Mianmar, onde uma igreja católica também foi destruída

Da redação, com Vatican News

Francisco, no Angelus deste domingo, 22, criticou a violência em Mianmar / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco fez um apelo pelo fim da violência em Mianmar, também conhecida como Birmânia, onde uma igreja católica foi destruída. Após seu discurso do Angelus, o Sucessor de Pedro expressou tristeza pelos trágicos acontecimentos ocorridos em Mianmar, recordando especificamente os ataques a locais de culto, incluindo o recente incêndio criminoso e a destruição da Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção em Chan Thar, um dos mais antigos e importantes locais de culto do país.

O Papa disse estar próximo da população civil, que sofre muito em muitas cidades, e rezou para que o conflito termine logo e se abra um novo tempo marcado pelo perdão, amor e paz. Ele então convidou todos os presentes na Praça a se juntarem a ele na oração de uma Ave-Maria por Mianmar.

Violência em Mianmar

Após a recente destruição da igreja pelo exército birmanês e outras violências, os líderes religiosos em Mianmar, incluindo o cardeal Charles Maung Bo de Yangon, lançaram um “apelo apaixonado pela paz”, observando que “todos nós precisamos empreender a peregrinação da paz”.

Desde o golpe militar de 2021, que derrubou o governo eleito democraticamente, a nação do sudeste asiático sofreu uma série de crises políticas, sociais e econômicas e caiu em uma espiral de violência desde o golpe militar de 2021 que derrubou o governo eleito democraticamente.

Milhares de pessoas foram posteriormente presas ou mortas sem justa causa.

Apelos para Peru, Ucrânia e Camarões

O Pontífice também condenou a violência na Ucrânia e no Peru, ao mesmo tempo em que expressou sua esperança de que os passos para a paz possam continuar saindo de Camarões.

Francisco disse estar preocupado com a situação crítica no Peru e pediu diálogo e soluções pacíficas para a crise. O Papa uniu sua voz à dos Bispos peruanos ao dizer: “Não à violência, venha de onde vier! Não à morte!”

No Peru, as manifestações continuam se intensificando na capital do país sul-americano, Lima, à medida que mais manifestantes chegam da região andina exigindo a renúncia do presidente e convocando eleições imediatas. O Santo Padre disse para rezar pelo país latino-americano.

O Papa também fez outro apelo sincero pela paz na Ucrânia, recordando a grande dor sofrida pelo povo ucraniano, enquanto a guerra continua durando quase um ano inteiro. Ele orou para que o Senhor lhes desse consolo e apoio.

Por fim, o Papa voltou sua atenção para Camarões, onde notou desenvolvimentos positivos que trazem esperança para a resolução do conflito nas regiões anglófonas. Ele encorajou todos os envolvidos na implementação dos acordos de busca da paz a perseverar no caminho do diálogo e da compreensão mútua, pois somente no encontro uns com os outros o futuro pode ser construído juntos.

Em Camarões, o governo do país e algumas facções separatistas das regiões de língua inglesa do país concordaram em entrar em um processo para resolver um conflito que já matou mais de 6 mil pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo