INTEMPÉRIES

Forte chuva de granizo atinge a Itália após onda de calor

Grécia também foi atingida por uma onda de incêndios por conta do calor excessivo que assola a Europa

Da redação, com Reuters

As fortes ondas de calor foram responsáveis por uma forte queda de granizo sobre a Itália / Fonte: Reprodução Reuters

Uma forte chuva de granizo atingiu a região de Lombardia, ao norte da Itália, nesta quarta-feira, 19. A forte onda de calor que atinge a Europa foi a responsável pelo fenômeno.

Vídeos postados nas redes sociais mostrou uma chuva pesada de granizo caindo enquanto um raio iluminava o céu noturno. A Itália colocou 23 cidades em alerta vermelho nesta quarta-feira durante esta onda de calor extremo que atingiu o país no pico da temporada turística de verão, quebrando recordes e trazendo alertas sobre o aumento do risco de mortes.

Incêndio destruiu a região oeste de Atenas, na Grécia / Foto: Reprodução Reuters

Fogo na Grécia

As autoridades gregas foram forçadas a evacuar mais pessoas nesta quinta-feira, 20, após um incêndio florestal em uma área a oeste de Atenas, que havia sido controlado, voltar com força.

O fogo atravessou árvores próximas a prédios próximos ao vilarejo de Agios Sotiras, enquanto aeronaves bombardearam o local e mais carros de bombeiros chegaram para apagar as chamas.

Incêndios em Rhodes e em Lakonia, ao sul da Grécia, também se espalharam e o aumento das temperaturas ameaça novos focos em condições de explosão. O serviço meteorológico alertou para um risco maior de incêndios a partir desta sexta-feira, 21, quando as temperaturas devem subir ainda mais, atingindo um máximo de 45°C.

Ainda segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as temperaturas na América do Norte, Ásia, África do Norte e Mediterrâneo fiquem acima de 40°C “por um número prolongado de dias nesta semana, à medida que a onda de calor se intensifica”.

Alguns países, incluindo a União Européia de 27 membros, esperam que todas as nações concordem com as negociações climáticas da ONU ainda este ano para eliminar gradualmente o consumo de combustíveis fósseis, reponsáveis pelas mudanças climáticas.

Países ricos em petróleo e gás, porém, rechaçam esta ideia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo