Viagem Apostólica

Filipinas: um pouco sobre a fé das ilhas que receberão o Papa

Conheça um pouco mais sobre as famosas ilhas asiáticas que receberão o Papa Francisco na próxima semana

André Cunha
Da redação

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um grande arquipélago de 7107 ilhas com uma área territorial total de cerca de 300 mil km². Um país relativamente pequeno comparado ao Brasil que tem mais de 8 milhões de km², segundo o IBGE.

filipinas

As Filipinas tem uma população de cerca de 100 milhões de habitantes, segundo o site worldometers.info

Apesar do tamanho, as Filipinas tem uma população católica expressiva, sendo um dos únicos países asiáticos com uma maioria cristã, junto com o Timor-Leste. Com mais de 80 milhões de crentes, a Igreja Católica Filipina é a mais ativa na Ásia, promovendo iniciativas destinadas aos pobres e à defesa dos valores cristãos e dos direitos humanos.

Outro aspecto interessante é, que embora seja asiático, a prática da fé cristã é livre no país. A Constituição de 1986 das Filipinas sanciona a liberdade religiosa na Seção 5, Artigo 3, e permite o exercício livre e o gozo de professar a fé e o culto religioso sem discriminação ou privilégios.

Em 1995, as Filipinas chamaram a atenção do mundo ao receberem a 10ª Jornada Mundial da Juventude. Manila foi a cidade sede. Mais de quatro milhões de pessoas participaram do evento presidido pelo então Papa João Paulo II. O tema da maior JMJ da história foi: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21).

 Vista aérea do Luneta Park, em Manila, na visita de João Paulo II, em 1995 / Foto: Arquivo

Vista aérea do Luneta Park, em Manila, na visita de João Paulo II, em 1995 / Foto: Arquivo

Na ocasião, o Pontífice instigou os jovens perguntando-lhes: “Sois capazes de oferecer vós mesmos, vossas forças e vossos talentos para o bem dos demais? Sois capazes de amar? Sim, vós sois. A Igreja e a sociedade podem colocar grandes esperanças em cada um de vós”.

Francisco nas Filipinas

A partir do próximo dia 15, as Filipinas vão receber a visita do Papa Francisco. Ele será o terceiro Papa a estar no país (Paulo VI em 1970 e João Paulo II em 1981 e 1995).

Acesse:
.: Programa da viagem do Papa Francisco ao Sri Lanka e Filipinas

Uma das motivações do Santo Padre para esta viagem é a questão ecológica no país, atingido diversas vezes por catástrofes naturais. A pior e mais recente foi batizada de Tufão Haiyan. O fenômeno atingiu o território filipino, no sudeste asiático, no início de novembro de 2013, caracterizando-se como um dos eventos naturais mais catastróficos do ano. Sua intensidade encontrou um dos padrões mais elevados, com ventos que atingiram os 300 km/h, e matou, segundo estimativas, cerca de dez mil pessoas.

Já na Missa inaugural de seu pontificado, Francisco destacou sua preocupação com o meio ambiente. “Peço a todos aqueles que ocupam papel de responsabilidade nos meios econômico, político e social, a todos homens e mulheres de boa vontade, para que cuidem da criação. Do desenho de Deus na Natureza. Cuidem um do outro, do meio ambiente”, disse.

Neste sentindo, segundo disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, na última quarta-feira, 7, o Papa levará suas preocupações ecológicas ao Sri Lanka e às Filipinas, nesta viagem, durante a qual se encontrará com as vítimas do “desastre imenso” que atingiu este último país.

O programa oficial do Papa nas Filipinas começa em 16 de janeiro, e inclui encontros com as autoridades filipinas, bispos e religiosos e com as famílias católicas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo