Centenário de Fátima

Festa dos beatos Francisco e Jacinta terá evento para as crianças

Segundo o Santuário, será um momento especial para propor aos mais novos, Francisco e Jacinta como “modelos e referência de vida”

Da redação, com Agência Ecclesia

O Santuário de Fátima vai assinalar festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, nos próximos dias 19 e 20, com um programa especial para as crianças.

De acordo com um comunicado do Santuário de Fátima, são esperadas para a ocasião mais de 600 crianças, que terão oportunidade de viver “uma experiência única de encontro e descoberta da vida” dos dois pastorinhos que, junto a Lúcia de Jesus, testemunharam as Aparições de Nossa Senhora em 1917 na Cova da Iria.

Para a organização, trata-se também de um momento especial para propor aos mais novos, Francisco e Jacinta como “modelos e referência de vida”.

O programa prevê um concerto sobre os três pastorinhos de Fátima, executado pela Cappella Musical Cupertino de Miranda e a estreia de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário de Fátima. Trata-se da peça ‘Em teu Ventre’, composta para oito vozes à capela e que tem por base o livro homônimo de José Luís Peixoto.

Ao longo dos dois dias, serão vários os momentos de oração, com destaque para dia 20 de fevereiro, que começará com terço às 10h00 na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia.

Nesse mesmo dia, a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde meia hora mais tarde a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia de Jesus, irá fazer uma catequese para as crianças.

Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), foram beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, numa celebração que levou milhares de pessoas ao Santuário de Fátima.

Os dois irmãos, que segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica presenciaram com a prima Lúcia as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo