Conflito no Iraque

Famílias cristãs fogem de Mossul após ataque de extremistas

Os moradores que não conseguiram fugir estão retidos em suas casas, sob toque de recolher e contínuas interrupções de energia elétrica e de abastecimento hídrico

Da Redação, com Agências

Arcebispo Mossul fuga cristãos

Arcebispo alerta que população retida na cidade ficará sem alimento em breve / Foto: Site cristão de notícias do Iraque

Diversas famílias cristãs deixaram a cidade de Mossul, no Iraque, nesta terça-feira, 10, após invasão de milícias do Estado Islâmico iraquiano e do Levante (ISIL), facção do Al-Qaeda. Os extremistas tomaram na noite de segunda-feira, 9,   a sede do governo provincial de Mossul, intensificando os conflitos.

Segundo o arcebispo da cidade,  Dom Emil Shimoun Nona, a situação é muito difícil, e alertou que dentro de dois dias a população,  que ficou presa na cidade,  não terá alimento. O arcebispo pediu auxílio também para as numerosas famílias que fugiram  para as aldeias da Planície de Nínive

Leia mais:
.: Conselho Mundial de Igrejas lamenta fuga de cristãos no Iraque
.: Mais de 300 mil pessoas fugiram de Mossul na última semana
.: Bispo iraquiano denuncia saque a mosteiros e igrejas
.: “A minha diocese não existe mais”, diz bispo iraquiano

Os moradores que não conseguiram fugir estão retidos em suas casas, sob toque de recolher e contínuas interrupções de energia elétrica e de abastecimento hídrico. Durante o ataque dos milicianos, os atritos se concentraram nos bairros ocidentais, onde se encontra também a catedral caldeia.

De acordo com relatos locais, mais de 500 mil pessoas abandonaram a cidade que está localizada a 360 Km de Bagdá, principal cidade do país. Mossul foi escolhida pelos extremistas por ser uma das cidades de maior produção de petróleo e gás natural da região.

Na segunda-feira, 9, o governador Nujiafi, com um apelo televisivo, havia exortado os habitantes de Mossul e os da província a organizarem-se em grupos de autodefesa para resistir ao ataque do ISIL.

Dom Emil Shimoun Nona  e outras autoridades eclesiásticas de Mossul lançaram um apelo para manter abertas as igrejas e mesquitas para oração pela paz, convidando também os comerciantes a garantirem à população o acesso ao pão e aos gêneros alimentícios básicos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo