"O futuro da Europa, seu futuro moral, espiritual e, inclusive, biológico, passa pela família realizada em sua primordial e plena verdade. O futuro da Europa passa por vós, queridas famílias cristãs", indicou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Arcebispo de Madrid, Cardeal Rouco Varela.
Segundo o cardeal, desde a Assembleia Especial para a Europa do Sínodo dos Bispos, realizada em 1999, o "estado de saúde" da família europeia se agravou ainda mais.
Os motivos para esse agravamento seriam as medidas legais que facilitam o divórcio, a eliminação cultural e legal do matrimônio enquanto união entre homem e mulher, o crescimento vertiginoso das rupturas matrimoniais e familiares e suas consequências para as crianças e jovens, bem como a crise econômica, que provocaria inevitável desgaste na vida da família.
"A Europa, sem vós, queridas famílias cristãs, acabria praticamente sem filhos, isto é, sem o futuro da vida. Sem vós, a Europa acabaria sem o futuro do amor, conhecido e exercitado gratuitamente; ficaria sem a riqueza da experiência do ser amado pelo que se é, e não pelo que se tem", complementou o cardeal espanhol.
Rouco Varela também criticou fortemente a degradação na consciência moral da sociedade em respeito ao direito do nascituro. "O direito à vida, mesmo que no ventre materno – do 'nasciturus' -, lamentavelmente, encontra-se suplantado na consciência moral de setores importantes da sociedade, bem como na legislação, que a acompanha e estimula, devido a um suposto direito ao aborto nos primeiros meses de gravidez".
Embora o panorama seja "obscuro e desolador" à primeira vista, o cardeal incentivou as famílias a "dar testemunho da esperança cristã e confirmá-la".
Com relação à Sagrada Família, o sacerdote destacou: "Com a Sagrada Família, formada por Jesus, Maria e José, inicia-se o capítulo da nova e definitiva história da família: da familia que, fundada pelo Criador no verdadeiro matrimônio entre o homem e a mulher, acaba liberta da escravidão do pecado e transformada pela graça do Redentor".
Milhares de famílias espanholas e de outros cantos da Europa, bem como 40 bispos e cardenais espanhóis, além de prelados da França, Alemanha, Holanda, Itália e Áustria estiveram presentes na Festa.
O Papa Bento XVI enviou uma mensagem especial aos participantes da cerimônia.
"Deus, vindo ao mundo no seio de uma família, manifesta que esta instituição é caminho seguro para encontrá-Lo e conhecê-Lo, bem como faz um chamamento permanente a trabalhar pela unidade de todos em torno do amor. […] Com efeito, a família é a melhor escola para se aprender a viver aqueles valores que dignificam a pessoa e tornam grandes os povos", disse o Pontífice aos participantes do evento espanhol, logo após a recitação do Angelus de domingo, 27.
.: Leia a homília do Cardeal Rouco Varela na íntegra
Leia mais
.: Família é ícone de Deus, indica o Papa
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com