Nota de falecimento

Ex-presidente de Israel Shimon Peres morre aos 93 anos

Shimon Peres foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da paz de 1994

Da redação, com Reuters

shimon-peres

Shimon Peres morreu aos 93 anos, duas semanas após sofrer um derrame / Foto: Reprodução Reuters

O ex-presidente e estadista de Israel Shimon Peres, um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 1994, morreu no hospital na noite desta terça-feira, 27, aos 93 anos, duas semanas depois de sofrer um grave derrame.

Defensor da paz no Oriente Médio que desempenhou um papel crucial na política israelense durante quase 70 anos, Peres foi pranteado por líderes mundiais e louvado por seu engajamento incansável.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse: “Uma luz se apagou”.

“Existem poucas pessoas com quem compartilhamos este mundo que mudam o rumo da história humana, não somente por seu papel nos acontecimentos humanos, mas porque elas ampliam nossa imaginação moral e nos obrigam a esperar mais de nós mesmos”, disse Obama em um comunicado. “Meu amigo Shimon era uma destas pessoas.”

Apesar de muitas décadas de rivalidade com Peres, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, político de direita que derrotou o então líder do Partido Trabalhista em uma eleição de 1996, o elogiou por ser um porta-estandarte da centro-esquerda e um visionário.

“Houve muitas coisas que concordamos, e o número cresceu à medida que os anos passaram. Mas tivemos desentendimentos, uma parte natural da vida democrática”, disse Netanyahu após realizar um minuto de silêncio em encontro de gabinete convocado após o anúncio da morte.

“Shimon conquistou um reconhecimento internacional que correu o planeta. Líderes mundiais queriam estar próximos dele e o respeitavam. Assim como nós, muitos deles irão acompanhá-lo em sua última jornada para o descanso eterno no solo de Jerusalém”.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, emitiu um comunicado classificando a morte de Peres como “uma grande perda para a humanidade e a paz na região”. Não ficou claro se ele irá comparecer ao funeral, que acontecerá na sexta-feira no cemitério Monte Herzl de Jerusalém, em um setor dedicado aos “Grandes Líderes da Nação”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo