8 de março

Eventos católicos marcam dia Internacional da Mulher

Um dos encontros tratará da migração feminina e outro contará com a presença de mulheres de vários países que promovem o papel feminino em suas realidades

Da Redação, com Rádio Vaticano

As irmãs scalabrinianas e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé se uniram para um evento especial no Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, no Centro de Congressos do Augustinianum, se realizará o evento “Migração feminina: resolver emergências atuais olhando para o passado. O modelo de Madre Assunta Marchetti”.

A saudação inicial será feita pela Superiora-Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, Ir. Neusa de Fátima Mariano, e pelo Embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Denis de Souza Pinto. Participam do Congresso, entre outros, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o Diretor da Fundação Migrantes, Mons. Giancarlo Perego, e a Postuladora da Causa de Canonização da Madre Assunta, Ir. Leocádia Mezzomo.

Biografia

Madre Assunta Marchetti é a cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo. Nasceu em Lombrici di Camaiore, Lucca (Itália), no dia 15 de agosto de 1871. Partiu como missionária para o Brasil com 24 anos de idade e nunca mais voltou à sua terra natal. Morreu em julho de 1948, em São Paulo. Madre Assunta foi beatificada em outubro de 2014 e na homilia, o Cardeal Scherer destacou a força e o empreendedorismo da Beata. “Para os mais necessitados, ela foi mãe solícita (…) Sua vida foi orientada pela caridade de Cristo que ardia em seu coração”.

Leia também
.: Saiba mais sobre Madre Assunta

Evento no Vaticano

No Vaticano o Dia Internacional da Mulher, é marcado pelo evento “Vozes de Fé”, um Festival de narração feminina.

Trata-se de um encontro organizado pela Fundação Fidel Götz, e que reúne na Casina Pio IV mulheres oriundas de vários países que contribuem para promover o papel feminino em suas realidades e a liderança das mulheres na Igreja.

O tema da edição 2016 é “ A misericórdia requer coragem”, e contará a participação de mulheres provenientes de países como Filipinas, Quênia, Alemanha, República Democrática do Congo, Hong Kong, Estados Unidos, Índia e Rep. Tcheca.

Além disso, esta terceira edição apresentará uma novidade: uma parceria com o Serviço Jesuíta para Refugiados (JRS), para reforçar a importância da educação, sobretudo para as meninas.

Os testemunhos feitos no evento são intercalados com música ao vivo, e podem ser seguido através de streaming a partir das 15h UTC.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo