Funcionárias contratadas

Presença feminina conquista cada vez mais espaço no Vaticano

A Santa Sé divulgou alguns números referente às funcionárias contratadas em seus escritórios e departamentos

Da redação, com Rádio Vaticano

A presença feminina no Vaticano está conquistando cada vez mais espaço. A Santa Sé divulgou alguns números quanto às funcionárias contratadas em seus escritórios e departamentos, números que vêm crescendo de maneira constante.

Dentro do Estado da Cidade do Vaticano, nos últimos dez anos, o número passou de 195 a 371 mulheres. O crescimento é significativo em termos relativos. Em 2004, quase 13% dos funcionários a serviço do Papa, como, por exemplo na farmácia ou no supermercado, eram mulheres; em 2014, mais de 19%.

Houve um aumento também nos organismos que compõem a Santa Sé, a administração da Igreja. Em 2014, trabalhavam entre os funcionários da Cúria e entidades relacionadas, como por exemplo a Rádio Vaticano, 391 mulheres, mais de 18% do quadro total.

As origens da presença feminina no Vaticano remontam exatamente um século atrás. Em 1° de fevereiro de 1915, a italiana Anna Pezzoli começava seu serviço na Floricultura, ela era responsável pelas decorações papais. A partir de 1929, foram contratadas as primeiras mulheres com qualificações acadêmicas, criando um índice dos manuscritos na Biblioteca vaticana. Sobretudo, as mulheres começaram a trabalhar no Vaticano depois do Concílio Vaticano II, que se concluiu em 1965.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo