9 de agosto

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado nesta sexta-feira

O Brasil comemora o Dia do Índio em 19 de abril, e o mundo faz a sua homenagem aos Povos Indígenas nesta sexta-feira, 9

Da redação, com Vatican News

Devido ao patrimônio cultural e ao perigo de extinção iminente de idiomas nativos, a Unesco declarou 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas e, neste dia 9 de agosto, o mundo comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas com o tema direcionado à proteção cultural idiomática dos índios. Para a instituição, o direito de uma pessoa utilizar a língua que prefere para se comunicar é “um pré-requisito para a liberdade de pensamento, opinião e expressão”.

Leia mais
.: Papa aos jovens indígenas: “Tomem conta de suas raízes!”
.: Papa quer uma Igreja sensível aos apelos dos índios, afirma Dom Roque

Edna Margarida Pitarelli, que trabalha há 20 anos no Conselho Indigenista Missionário (Cimi), atua diretamente com os direitos do povo Mura, do Rio Madeirinha. Segundo ela, eles estão unindo forças em nome da comunidade, num movimento que ajuda a proteger tanto a cultura local, como os direitos do povo em relação à atividade mineradora na região.

Leia também
.: Esperança e conquista pelos índios
.: Fraternidade e Povos Indígenas

Questionada sobre a esperança de que, em 10 anos, os indígenas da comunidade possam viver como eles realmente desejam, ela foi otimista: “Eu creio que sim, porque eles estão descobrindo que, sem a terra, sem a língua e sem a cultura, eles podem se acabar enquanto povo. E, no momento em que eles tomaram essa consciência, ficaram mais fortalecidos para lutar e tentar defender a questão do território. Então, agora, por exemplo, já pediram pra gente uma oficina que os ajude a mapear um território único, não mais individual de cada aldeia. Por isso, eu creio que eles começam a reviver novamente enquanto povo. Um exemplo disso é que este ano eles já realizaram o III Encontro do Povo Mura. Eles começaram a se unir enquanto povo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo