Monte Semeru, o pico mais alto de Java, na Indonésia, chega a 3.676 metros
Da redação, com agências
Nesta segunda-feira, 6, o número de mortos em consequência da erupção do vulcão Semeru, no leste da ilha de Java, na Indonésia, subiu para 15.
Mais de 50 pessoas tiveram ferimentos, principalmente com queimaduras. Pelo menos 27 pessoas seguem desaparecidas, disse a agência de mitigação de desastres da Indonésia em um comunicado.
O chefe do Observatório do Vulcão Semeru, alertou as pessoas para manterem uma distância segura da montanha, em meio a relatos de que moradores voltaram para suas casas para verificar seus pertences e animais.
Resgate
As operações de busca haviam sido temporariamente suspensas na parte da manhã deste domingo, 5, devido a nuvens de cinzas. Cerca de doze pessoas que ficaram presas em uma mina por conta do ocorrido foram resgatadas. Algumas casas e carros ficaram completamente enterrados e cerca de 900 pessoas tiveram que passar a noite em abrigos. Além disso, a erupção destruiu pelo menos uma ponte em Lumajang, dificultando o trabalho das equipes de resgate.
O Monte Semeru, o pico mais alto de Java, chega a 3.676 metros. Sua última grande erupção foi em dezembro de 2020, causando a fuga de milhares de pessoas e cobrindo aldeias inteiras. Desde esse episódio, as autoridades mantiveram o alerta do vulcão no segundo nível mais alto. A Indonésia fica no “Círculo de Fogo” do Pacífico, onde o encontro das placas continentais causa alta atividade sísmica.