Trabalhadores da Turquia, especialistas em situações de desastres e emergência, ajudam na busca por sobreviventes em Derna, cidade atingida pelas fortes chuvas
Da redação, com Reuters
Equipes de resgate da Turquia têm procurado sobreviventes das enchentes de Derna, ao leste da Líbia, chegando a atravessar águas até a cintura. São membros do Ministério do Interior da Turquia e da Presidência de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD). Todos procuram corpos sob pilhas de edifícios destruídos e escombros flutuantes.
Uma corrente forte de água destruiu distritos inteiros de Derna na noite de domingo, 10, após o rompimento de duas barragens. Milhares foram mortos e outros milhares estão desaparecidos.
Leia mais
.: Durante a catequese, Papa volta a falar dos acontecimentos na Líbia
Várias agências governamentais turcas e organizações não governamentais enviaram ajuda à cidade atingida pelas enchentes, incluindo equipamentos médicos, ambulâncias, remédios e roupas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros grupos de ajuda pediram às autoridades libanesas que parassem de enterrar as vítimas das enchentes em valas comuns, após um relatório da ONU mostrar que mais de mil pessoas foram enterradas dessa maneira até agora desde que o país foi atingido pelas enchentes.
Por fim, uma missão da Organização Internacional para Migração na Líbia disse, nesta sexta-feira, 15, que mais de 5 mil pessoas estão mortas, outras 3922 estão hospitalizadas e mais 38.640 foram deslocados na região nordeste atingida pelas enchentes.