Até domingo, o Cardeal Filoni cumprirá uma intensa programação e celebrará uma Missa pelos 400 anos de evangelização no país
Da redação, com Rádio Vaticano
O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, chega nesta segunda-feira, 19, ao Vietnã para uma visita pastoral de uma semana, acolhendo o convite da Conferência Episcopal vietnamita.
Após acompanhar o Papa Francisco na Viagem Apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas, o cardeal cumprirá intensa programação no país do sudeste asiático, com diversos encontros com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos.
Nesta terça-feira, o Cardeal Filoni terá um encontro em Hanói com a Conferência Episcopal, sacerdotes representantes das dioceses da Província de Hanói e presidirá uma Missa concelebrada na catedral.
Na quarta-feira, 21, visitará uma paróquia na Diocese de Hung Hoa, marcada pela presença de minorias étnicas e na quinta, 22, irá ao Santuário mariano de La Vang, para confiar a Virgem Maria o caminho da evangelização no mundo, em particular no Vietnã.
400 anos de evangelização
Na sexta-feira, 23, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos visitará a Paróquia de Hoi An, a mais antiga cidade remanescente do Vietnã, com 400 anos de cristianismo.
De fato, em 18 de janeiro de 1615, dois jesuítas, acompanhados por alguns cristãos japoneses, desembarcaram no porto de Hoi An e deram início à obra missionária no território.
O cardeal celebrará uma Missa no Centro Pastoral de Da Nang por ocaisão do 50º aniversário da Diocese, concluíndo assim dois anos do Jubileu (2013-2015) e o 400º aniversário da evangelização no Vietnã. Durante a celebração administrará os sacramentos de iniciação cristã a cerca de 50 catecúmenos adultos.
Missa nas Catedrais de Xuan Loc e Saigon
No dia seguinte, 24/01, o Cardeal Filoni presidirá uma Missa solene na Catedral de Xuan Loc, por ocasião do 50º aniversário da diocese, que se preparou para o evento com um programa pastoral de cinco anos, baseado na família.
A conclusão da viagem acontece no domingo, 25, com uma Missa na Catedral de Saigon, seguida de um encontro com sacerdotes, religiosos e leigos, e de visitas ao Seminário Maior São José e a um local missionário.