Cerca de 4 mil jovens, de diversos países, deverão ir à Roma para refletir o tema “Despertem o mundo – Evangelho Profecia Esperança”
Da redação, com Rádio Vaticano
A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica promoverá, entre os dias 15 e 19 de setembro, o Encontro Mundial dos Jovens Consagrados e Consagradas, no âmbito do Ano da Vida Consagrada. O evento, que acontecerá no Vaticano, pretende reunir cerca de 4 mil jovens, de diversos países, em torno do tema “Despertem o mundo – Evangelho Profecia Esperança”.
Leia também:
.: Papa pede que consagrados sejam “embaixadores de Cristo”
.: Carta apostólica do Papa para Ano da Vida Consagrada
Segundo a Rádio Vaticano, a finalidade do encontro é promover uma experiência de formação através de um aprofundamento bíblico, teológico-carismático e eclesiológico dos elementos fundamentais da Vida consagrada. Além disso, pretendem oferecer um espaço de partilha de cada realidade, dos anseios e das expectativa formativas e celebrar e testemunhar a beleza da própria vocação.
A cada manhã os jovens se encontrarão na Sala Paulo VI, no Vaticano, para ouvir e refletir temas como vocação, vida fraterna e missão. Na parte da tarde, se reunirão em diversas partes de Roma para momentos de diálogo e partilha e à noite poderão percorrer parte dos itinerários propostos, como o “Caminho do anúncio” (noite missionária no centro de Roma), o “Caminho do encontro” (itinerário com algumas organizações sócio-eclesiais) e o “Caminho da beleza”, com visitas guiadas aos Museus Vaticanos e à Capela Sistina.
Serão três eventos abertos à participação de todos: a Vigília de oração na Praça São Pedro, presidida pelo Secretário do dicastério, Dom José Rodríguez Carballo, OFM, no dia 15 de setembro, às 20h30; a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, presidida pelo Prefeito da Congregação, Cardeal João Braz de Aviz, no dia 19 de setembro, às 11h30 e uma noite com música e testemunhos na Praça São Pedro no dia 18 de setembro, às 20h30.
No dia 19, terá lugar a grande celebração da Memória dos Santos e dos Mártires da Vida Consagrada. Este momento terá início na Igreja Santa Maria in Aracoeli, atravessará o Cárcere Mamertino e os Fóruns Imperiais, para então chegar ao famoso Coliseu de Roma.