Governo Maduro

Embaixador da Alemanha é expulso da Venezuela

Diplomata é acusado pelo presidente, Nicolás Maduro, de apoiar líder da oposição, Juan Guaidó

Da redação, com Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro/ Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expulsou nesta quarta-feira, 8, o embaixador da Alemanha no país, Daniel Martin Kriener. Ele tem 48 horas para deixar Caracas. O diplomata é acusado de agir em favor da ingerência externa e por apoiar o autodeclarado presidente venezuelano, Juan Guaidó.

De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador, é “persona non grata” por atuar em violação “às regras básicas que regem as relações diplomáticas”.

Kriener foi na segunda-feira, 4,  ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, durante a chegada de Guaidó, que passou mais de uma semana fora da Venezuela, viajando por cinco países: Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador.

Leia mais
.: Grupo de Contato Internacional discute conflitos na Venezuela
.: Impasse na Venezuela segue, mas autoridades querem saída pacífica
.: Na Venezuela, Maduro proíbe entrada de ajuda norte-americana

Em comunicado, o governo Maduro condenou os atos do embaixador alemão e considerou  “inaceitável” que Kriener, “como um representante diplomático estrangeiro”, exerça a “função de um líder político em alinhamento claro com a agenda de setores de conspiração extremista” declarados como “oposição venezuelana”.

O texto diz ainda que: “A República Bolivariana da Venezuela reitera a sua vontade de manter uma relação de respeito e cooperação com todos os governos na Europa”.

Outro lado 

Na sua conta no Twitter, o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, defendeu Kriener. “O embaixador da Alemanha, Daniel Kriener, conta com nosso total respaldo e reconhecimento. Somos testemunhas de seu absoluto compromisso com a nossa Constituição e sua solidariedade com o povo venezuelano”.

De acordo com o presidente interino, a responsabilidade sobre a expulsão do diplomata é do atual governo. Sem citar o nome de Maduro, Guaidó afirmou que: “Sabemos quem é o único ‘no grato’”.

*Com informações da AVN, agência pública de notícias da Venezuela.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo