Crise venezuelana

Na Venezuela, Maduro proíbe entrada de ajuda norte-americana

Maduro bloqueou acesso de ajuda enviada pelos Estados Unidos na fronteira do país com a Colômbia

Da redação, com Reuters

Maduro bloqueou a entrada de ajuda humanitária vinda dos Estados Unidos / Fonte: Reprodução Reuters

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, bloqueou a chegada de remédios e comida vindos dos Estados Unidos pela fronteira do país com a Colômbia.

Apesar da fome generalizada e escassez de produtos básicos na Venezuela, Maduro recusou a ajuda dos Estados Unidos depois que o governo do presidente Donald Trump reconhecer o líder da oposição, Juan Guaidó, como o legítimo governante interino da Venezuela.

O exército venezuelano bloqueou a travessia de três pistas em Cucuta, cidade colombiana. O bloqueio foi feito com dois contêineres e um tanque de combustível. Soldados armados venezuelanos montaram guarda no prédio da alfândega, prometendo reverter qualquer tentativa de cruzar a fronteira.

Leia também
.: Grupo de Contato Internacional discute conflitos na Venezuela
.: Venezuela: o Papa quer verificar a vontade das duas partes

A maior cidade ao longo da fronteira, Cucuta tem sido uma rota de fuga para mais de 3 milhões de venezuelanos nos últimos anos. Milhares de pessoas cruzam a ponte que liga a cidade à Venezuela para conseguir comida.

A pressão internacional está crescendo sobre Maduro deixar o cargo após importantes países da União Européia se unirem aos Estados Unidos, Canadá e um grupo de países latino-americanos para reconhecer Guaidó como o líder legítimo da Venezuela após a reeleição de Maduro no ano passado.

Guaidó, chefe da Assembléia Nacional da Venezuela, pediu aos militares para apoiarem uma transição para a democracia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo