Vida espiritual

Em tempo de pandemia, redescubramos a Palavra de Deus, indica bispo

“Que este momento de distância e de privação possa se tornar um momento para reencontrar as próprias raízes cristãs”, diz arcebispo de Nagasaki

Da redação, com VaticanNews

O presidente da Conferência Episcopal Japonesa e arcebispo de Nagasaki, Dom Joseph Sanmei Takami, ressalta que a situação atual, com a pandemia de coronavírus, pode ser uma oportunidade para olhar com profundidade para a própria vida espiritual.

“Procuremos reler os Evangelhos, juntos, em família, e redescubramos a Palavra de Deus de modo que este momento de distância e de privação possa se tornar um momento para reencontrar as próprias raízes cristãs”, exorta Dom Takami.

O isolamento social não é uma situação nova para os cristãos japoneses, pois passaram por isso no tempo das perseguições, explica o  superior regional do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) no Japão, padre Andrea Lembo.

“Também, naquele tempo, não podiam se encontrar nas igrejas, mas levavam a fé adiante no seio das famílias. Hoje, diante da ameaça do coronavírus e da impossibilidade de celebrar a Eucaristia do ponto de vista litúrgico, os cristãos, mais uma vez, estão demonstrando que a fé pode ser igualmente vivida de modo profundo”, afirmou o sacerdote.

Pároco no bairro de Fuchu, na região metropolitana de Tóquio, padre Andrea Lembo conta como seus fiéis estão vivendo este tempo de pandemia no Japão.

“De minha parte, como pároco, todo sábado à tarde envio uma mensagem vocal – que depois é publicada nas redes sociais da paróquia – sobre o Evangelho do domingo; recebo muitos telefonemas, mensagens e e-mails de agradecimento. É uma bênção num momento tão difícil”, afirma padre Lembo.

Difusão do vírus

Em todo o país, desde o início da epidemia, com o primeiro paciente registrado em 16 de janeiro passado, foram confirmados mais de 16.800 casos – numa população de 126 milhões de habitantes – e mais de 890 mortos (dados atualizados).

Ademais, parece que a difusão do vírus está diminuindo significativamente: nas últimas duas semanas, foram registrados, na capital nipônica, apenas 40 novos casos de Covid-19, lê-se em nota difundida pelo Ministério da Saúde.

Embora em 42 circunscrições administrativas já tivessem sido interrompidas medidas cautelares de emergência, o governo prolongou, igualmente, o isolamento social em todo o território nacional até o domingo, 31 de maio – iniciando este mês de junho uma nova fase.

Igreja em tempos de crise

A Igreja japonesa sempre esteve na linha de frente no enfrentamento dos problemas sociais que afligem a população: “Se de um lado a violência familiar, a perda do trabalho e o alcoolismo emergiram mais dramaticamente durante este período de emergência sanitária, de outro, não faltou o empenho e a solidariedade da Igreja”.

“Na Paróquia da Sagrada Família de Fuchu, oferecemos um serviço de assistência aos pobres: nestes meses, graças à ajuda e ao apoio de muitos paroquianos, atuamos a fim de que as famílias em dificuldades econômicas recebessem uma refeição diretamente em suas casas”, acrescenta o superior regional do PIME no Japão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo