Solidariedade

Diocese de Campos: crianças escrevem cartas para idosos em isolamento

Projeto “Espalhe amor por onde passar”, da Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva (RJ), incentiva interação entre crianças e idosos; iniciativa quer transmitir amor e carinho para quem vive isolamento

Da redação, com Diocese de Campos

Padre Maxiliano Barreto e catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Italva (RJ)/ Foto: Diocese de Campos

As crianças da Diocese de Campos – localizada em Campos dos Goytacazes (RJ), estão participando do projeto “Espalhe amor por onde passar”, uma iniciativa da Catequese São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva (RJ). O projeto consiste em incentivar os pequenos a escreverem cartas e elaborarem desenhos para serem enviados aos idosos que estão em isolamento neste período de pandemia. A ideia é transmitir, aos mais velhos, as mensagens que reflitam amor, solidariedade, carinho e cuidado.

“Um gesto simples mas que faz toda a diferença”, afirma o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padre Maxiliano Barreto. O sacerdote conta que a iniciativa das catequistas mudou a rotina dos idosos impedidos de estarem nas missas e nas atividades paroquiais. O cuidado de levar as crianças a refletirem sobre o valor dos idosos foi destacado pelo padre. O pároco relata que a Pastoral da Pessoa Idosa, neste tempo de pandemia, não está realizando suas reuniões, o que faz com que esse trabalho da catequese contribua positivamente para as famílias das crianças e também dos idosos.

“Um tempo muito difícil para a nossa comunidade paroquial. E com gestos de carinho conseguimos unir as crianças aos idosos que estão em casa. Como está sendo positiva a iniciativa solidária, multiplica gestos de amor, fraternidade e solidariedade de cuidar dos idosos que já deram sua contribuição e seus exemplos de fé na nossa igreja. Mestres pelo exemplo não podem jamais serem esquecidos”, sublinhou padre Maxiliano.

O bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, afirmou que o projeto é uma  manifestação importante neste tempo, pois faz com que os idosos, que ficam muito sensíveis com o isolamento, se sintam amados. “Essa pandemia reduz contatos e vínculos. Os idosos, especialmente em razão do envelhecimento, são muito sensíveis a ficarem isolados e sozinhos. Uma mensagem de uma criança cheia de alegria, de entusiasmo não só é bem-vinda para eles, como é uma janela para o céu, algo que os toca e devolve à alegria de viver, elevando a autoestima e certamente despertando a imunologia espiritual que precisamos para vencer o coronavírus. Por isso, as crianças estão de parabéns. São os anjos de resgate da paz para essas pessoas idosas”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo