OPUS DEI

Em São Paulo, morre Padre Francisco Faus aos 94 anos

Faleceu na madrugada de hoje, aos 94 anos, o Padre Francisco Faus, membro da Prelazia Opus Dei. Reconhecido no Brasil por seus livros, pregações e direção espiritual, Padre Faus teve o privilégio de conviver com São Josemaria Escrivá, fundador da ordem. O sepultamento será realizado neesta terça-feira, 29, ao meio-dia, no Cemitério Santíssimo Sacramento, na zona oeste da capital paulista.

Reportagem de Elane Gomes
Imagens de arquivo

Natural de Barcelona, na Espanha, Padre Francisco Faus nasceu em 1931. Formado em Direito pela Universidade de Barcelona e Doutor em Direito Canônico, ele se destacou no Brasil por sua vasta contribuição espiritual, especialmente por meio de seus livros e direção espiritual.

Sua infância foi marcada pela vivência da Guerra Civil Espanhola e pela perseguição religiosa em seu país, o que aprofundou a fé católica, recebida de seus pais. Durante a juventude, além de frequentar a Santa Missa, buscava o Sacramento da Penitência, nutrindo cada vez mais sua espiritualidade. Foi durante o curso universitário que conheceu o Opus Dei, e, enquanto cumpria o serviço militar, sentiu o chamado definitivo para se tornar membro da Instituição.

Em 8 de agosto de 1955, recebeu a ordenação sacerdotal e, seis anos depois, veio para o Brasil. Sua vida sacerdotal foi marcada por um intenso trabalho de evangelização, com pregações voltadas para jovens, casais, estudantes e sacerdotes, além de retiros, cursos e meditações que reuniam mensalmente mais de cem pessoas até este ano. Além de ser diretor espiritual e escritor, Padre Francisco Faus também desenvolvia conteúdos na internet. Ao longo de todo seu ministério, manteve um apostolado vibrante, sempre acompanhado de bom humor, e vivenciou sua vida espiritual com as lições que aprendeu ao lado de São Josemaria Escrivá.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo