Omissão

Para Putin, houve negligência durante incêndio em shopping na Rússia

Para presidente russo houve negligência criminal e lamenta o número de crianças mortas no incêndio

Da redação, com Agência Brasil

Incêndio no shopping de Kemerovo / Foto: Ministério de Emergências da Rússia

Para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o incêndio que aconteceu no shopping do centro da cidade de Kemerovo nesta segunda-feira, 26, foi criminoso. O fogo tirou a vida 64 pessoas ― dentre elas, 41 crianças.

“Há uma lista de 64 mortos. Examinados os corpos, a julgar pelos seus tamanhos, havia cerca de 20 adultos e o resto eram crianças”, disse Putin à agência Interfax. “Falamos de demografia e perdemos tantas pessoas. Por quê? Por negligência criminal, por descuido”, reiterou o presidente russo.

Putin se reuniu com um grupo de familiares no necrotério de Kemerovo e prometeu que todos “os responsáveis serão punidos independentemente de suas posições”.

Diversas testemunhas e autoridades russas afirmaram que o tragédia aconteceu, principalmente, porque as saídas de emergência estavam trancadas e os alarmes de incêndio não foram ouvidos. Pelo menos quatro pessoas já foram presas em decorrência do incidente. Segundo o presidente do Comitê de Instrução da Rússia (CIR), Alexcandr Bastrikin, o incêndio começou em uma praça de jogos infantis localizada no quarto andar do shopping Zimnaya Vishnia.

Leia mais
.: Papa presta condolências pelas vítimas do incêndio na Rússia

Para ele, há duas hipóteses sendo considerada nas investigações: “um curto-circuito provocado por defeitos do sistema elétrico” ou “que alguém tenha acendido um fogo”.

O caso provou várias reações entre os cidadãos russos. Centenas de pessoas tomaram as ruas do país para exigir a renúncia das autoridades locais após as investigações revelarem sobre a inadequação dos sistemas de segurança. Durante mais de sete horas, a multidão entoou gritos de “assassinos”, “nós queremos a verdade”. Além disso, diversos manifestantes levaram para as ruas fotos das crianças mortas na tragédia, informou a imprensa local.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo