CRIATIVIDADE E ARTE

Programa Revolução Jesus lança concurso ligado ao hino da JMJ 2023

Desafio lançado para os jovens é produzir vídeos com uma interpretação própria do hino oficial da Jornada; premiação acontecerá no próximo dia 1º, também durante o programa

Gabriel Fontana
Da Redação

Desafio de Criatividade da JMJ 2023 foi lançado no Revolução Jesus / Foto: Montagem

Durante o programa Revolução Jesus transmitido nesta segunda-feira, 17, foi lançado um concurso ligado ao hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Os apresentadores Tiago Marcon e Rafaela Aragão anunciaram o desafio, organizado pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ 2023. Segundo Tiago, o convite surgiu para que todos unissem forças com a juventude brasileira para conseguir, juntos, provocar a participação efetiva dos jovens do Brasil na JMJ. 

“A gente ficou muito feliz pela proposta! O Revolução Jesus é uma expressão jovem do carisma Canção Nova, e vê-lo sendo esse porta-voz é mais do que um ato de reconhecimento, é uma confirmação de uma missão que nos foi confiada pelo próprio Deus: levar o jovem a fazer uma experiência com Cristo”, conta o apresentador do programa que vai ao ar na TV Canção Nova toda segunda-feira às 22h. Conjuntamente ao Revolução Jesus, estão divulgando o concurso o perfil oficial do Jovens Conectados no Instagram (@jconectados) e alguns influenciadores católicos. 

Leia também
.: Programa sobre a JMJ 2023 começa a ser exibido na TV Canção Nova
.: JMJ 2023: “os portugueses esperam muito essa presença do Brasil”

O objetivo do concurso é estimular a criação de vídeos com versões diversas e criativas do hino oficial da JMJ, mas sem alterar a estrutura da letra. “Além de lembrar que vai acontecer a Jornada e convidar os jovens para participar, essa é também uma chance de trazer a JMJ para um pouco mais perto dos brasileiros e colocar um ‘temperinho brasileiro’ nesse hino, incentivando as artes por meio da dança, da música e de todas as expressões possíveis”, explica Aline Villas Boas, responsável pelas relações internacionais com peregrinos brasileiros no Caminho 23, setor do COL da JMJ Lisboa 2023.

Como participar

Os vídeos produzidos devem ser publicados no Instagram, com duração entre 1 minuto e 2 minutos e 30 segundos, apenas em perfis pessoais próprios. Além disso, devem marcar os perfis @jconectados e @lisboa2023_pt e inserir as hashtags #JMJ e #Lisboa2023 na legenda.

Também deverão ter créditos (identificação) dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de bandas sonoras (independentemente de serem de domínio público ou não), de imagens e outros materiais de terceiros. O prazo para publicação e participação no concurso é 29 de abril, sábado.

É importante lembrar que a letra do hino não pode sofrer alterações profundas. “Nós podemos adaptar para o português brasileiro, que há algumas diferenças, mas devemos sempre lembrar que falamos o português, então a interpretação escolhida para ser trazida deve apenas respeitar a estrutura, mas é bem-vinda a criatividade”, assinala Aline.

Após a publicação do vídeo, os participantes precisam enviar um e-mail para aline.boas@lisboa2023.org. O assunto do e-mail deve ser “Versão Hino JMJ – #nome#”, e no corpo do e-mail devem constar os seguintes dados pessoais: nome completo, CPF, endereço, link do vídeo no Instagram, perfil do usuário (@) do Instagram e telefone para contato.

Para mais informações sobre o edital e o regulamento do Desafio Criatividade com o Hino JMJ Lisboa 2023, clique aqui.

Premiação

Os vencedores do concurso serão anunciados no programa Revolução Jesus do dia 1° de maio, segunda-feira. Ao todo, serão 10 vencedores, que serão premiados com um kit JMJ composto por alguns “mimos” para fazer todos se sentirem ainda mais próximos da Jornada.

“Infelizmente, a realidade não permite que todos os jovens que tenham vontade e sejam chamados a vir para esse encontro consigam vir, então a ideia é que o jovem brasileiro que não consiga vir à JMJ entenda que ele faz parte dessa Igreja universal e que tem esse chamado dentro de si”, indica Aline.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude 2023 será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto. Jovens de todo o mundo se reunirão para se encontrar com o Papa Francisco, participar de pregações, Missas, diversas atividades e vivenciar um grande intercâmbio cultural.

Pedro Ary, coordenador de relações internacionais do Caminho 23, destaca que “os jovens foram convocados pelo Papa a estarem com ele nesta peregrinação internacional, para se encontrar com seus irmãos do mundo inteiro em uma fraternidade multicultural, mas o mais importante motivo para participar da JMJ é que quem também espera por todos é o próprio Cristo vivo”.

Tiago Marcon, que esteve na JMJ 2019, na Cidade do Panamá, e agora se prepara para ir a Lisboa, também fala sobre o espírito de unidade no encontro: “um dos principais frutos da Jornada que eu colhi é o espírito de unidade. Isso traz uma gana ainda maior, reaviva a fé, impulsiona a querer prosseguir por entender que ‘eu não estou sozinho’, existem jovens sedentos espalhados por todo o mundo”.

“Há Pressa no Ar” é o hino oficial da JMJ Lisboa 2023 / Foto: Reprodução JMJ Lisboa 2023 no YouTube

Há pressa no ar!

O hino oficial da JMJ foi apresentado no dia 27 de janeiro de 2021. A música “Há Pressa no Ar” teve sua letra escrita pelo sacerdote João Paulo Vaz e sua melodia composta por Pedro Ferreira. Eles venceram um concurso que contou com mais de uma centena de candidaturas.

“Quando me telefonaram a comunicar que tínhamos ganho, estava fora do país. Naquele dia, já não vi nada. Estava com um grupo de padres, um grupo de amigos, mas já não vi ninguém…. Era uma alegria imensa”, recorda João Paulo Vaz. “As jornadas mundiais da juventude são um marco na minha vida. Perceber que a letra que fiz ia ser cantada pelo mundo inteiro foi uma enorme alegria.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo