COP24

Duzentas nações se reúnem na Polônia para discutir mudanças climáticas

Reunião organizada pela ONU teve início neste domingo, 2, na Polônia

Da redação, com Reuters

Manifestantes protestam contra as mudanças climáticas, na Polônia / Foto: Reprodução Reuters

Teve início neste domingo, 2, a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP 24), na Polônia, país que sedia o evento pela terceira vez. Delegações de pelo menos 200 nações discutirão por duas semanas para resolver divisões políticas profundas no encontro mais importante das Nações Unidas sobre o aviso global desde o encontro em Paris, em 2015, que teve como tema o uso de combustíveis fósseis.

O primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, declarou a abertura da conferência da ONU no domingo e entregou a presidência das negociações a Michal Kurtyka, vice-ministro do Meio Ambiente da Polônia.

As expectativas em Katowice, que fica no coração da região carbonífera da Polônia, não serão suficientes para resolver as preocupações apresentadas nos relatórios das últimas semanas acerca da gravidade das crescentes emissões de gases de efeito estufa.

Cerca de 40 ativistas ambientais da NGO Akcja Demokracja, entidade polonesa, reuniram-se em um parque em Katowice, pedindo para que os líderes mundiais fiquem atentos às mudanças climáticas antes que seja tarde demais.

Apesar de sediar este evento sobre as mudanças climáticas, a Polônia é um dos países que mais consome energia em carvão, o combustível fóssil com maior intensidade de carbono. O carvão fornece cerca de 80% do poder da Polônia e tem sido uma importante fonte de emprego e orgulho nacional

Sir David Attenborough, renomado naturalista inglês, em seu discurso na COP24 / Foto: Reprodução Reuters

“A continuidade da civilização e do mundo natural do qual dependemos está em suas mãos”, disse o renomado naturalista britânico Sir David Attenborough.

Ajuda financeira

Representantes do Banco Mundial disseram que ajudarão os países mais pobres com relação à emissão de poluentes e intensificará os investimentos de 2021 a 2025 com investimentos de 200 bilhões de dólares.

O objetivo é aumentar os esforços para que as altas temperaturas, mudanças de tempo severas e o aumento do nível do mar sejam contidos. “Estamos anunciando US $ 200 bilhões em financiamentos climáticos, dos quais US$ 100 bilhões vêm das mãos do setor público do Banco Mundial”, disse Kristalina Georgieva, diretora-geral do Banco Mundial.

Os primeiros 100 bilhões estarão disponíveis nos cinco primeiros anos de 2020, sendo metade destinados às medidas de adaptação. O Banco Mundial disse que o dinheiro também melhorará as previsões meteorológicas e fornecerá serviços de alerta informação climática prévia para 250 milhões de pessoas em 30 países em desenvolvimento.

Veja também
.: Pesquisadora do Inpe fala sobre as mudanças climáticas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo