Mensagem a Congresso

Mudanças climáticas: Papa pede resposta eficaz diante de ameaças a rios

Em mensagem a encontro com representantes governamentais, Francisco pediu medidas eficazes com relação ao uso da água em meio às mudanças climáticas 

Da redação, com Rádio Vaticano

Para Francisco, os vulneráveis são os mais atingidos pelas mudanças climáticas / Foto: Arquivo – Reprodução CTV

Em mensagem ao congresso internacional “Água e Clima. Os grandes rios do mundo se encontram”, que vai de 23 a 25 e outubro, o Papa Francisco pediu que os governantes tenham respostas rápidas e eficazes quanto ao uso racional das águas.

Os representantes dos governos se encontram em Roma para dialogarem a respeito das principais bacias fluviais do mundo e o futuro da água em meio às mudanças climáticas.

A mensagem do Papa Francisco foi lida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que participou da inauguração do evento. Neste texto, o Santo Padre expressa os votos de que o trabalho dos participantes para sensibilizar a consciência da comunidade internacional leve não só a soluções práticas, mas evidencie também a necessidade de uma abordagem mais integrada em vista da promoção do desenvolvimento e da difusão de uma “cultura do cuidado”.

Leia mais
.: Papa e Patriarca Bartolomeu fazem apelo pelo cuidado da criação

A finalidade deste encontro é afinar o discurso dos envolvidos e criar uma visão comum tendo em vista dois eventos importantes que envolverão este tema e serão realizados em breve. O primeiro será a 23ª Conferência das Partes (ou COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (da sigla em inglês, UNFCC), que será entre os dias 6 e 17 de novembro deste ano na cidade de Bonn, na Alemanha. O segundo grande evento sobre este tema será o Fórum Mundial da Água de Brasília, previsto para março de 2018.

Francisco se preocupa como as ameaças das mudanças climáticas podem atingir aos mais vulneráveis e espera que respostas rápidas e eficazes possam ser colocadas em prática.

O congresso que está sendo realizado em Roma conta com a participação do Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Dr. José Graziano da Silva. As problemáticas relativas ao Rio Amazonas serão expostas pela embaixadora venezuelana Maria Jacqueline Mendoza Ortega.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo